AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Procedimento

O que um pólipo no útero pode causar? Entenda problema de Ana Hickmann

Pólipos no útero fizeram com que a apresentadora Ana Hickmann fosse parar na mesa de cirurgia

Ana Hickmann faz cirurgia para retirar pólipo no útero - Reprodução/Youtube
Ana Hickmann faz cirurgia para retirar pólipo no útero - Reprodução/Youtube

Ana Hickmann passou recentemente por uma cirurgia para a retirada de um pólipo na parede do útero. Através de seu canal no Youtube, ela contou ter descoberto o problema por sentir fortes cólicas e mostrou detalhes do procedimento. Durante o período em que buscava ajuda médica para descobrir a causa do desconforto, a apresentadora relatou que as dores e o sangramento apenas pioravam.

Segundo o ginecologista Alexandre Pupo, médico no Hospital Sírio Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo (SP), os pólipos são um crescimento exagerado, porém benigno, de uma pequena porção do endométrio - localizado na parte interna do útero.

“Forma-se como se fosse um ‘cogumelinho’, crescendo da superfície do endométrio para dentro do útero. O mais comum na presença de pólipo endometrial é que eles sejam achados de ultrassom”, explica. 

SINTOMAS DE PÓLIPOS NO ÚTERO

Os principais sintomas de pólipos são:

  • Irregularidade nos períodos menstruais, normalmente com o aumento do fluxo;
  • Sangramentos vaginais entre menstruações;
  • Dores, intensificadas durante a menstruação;
  • Além de dificuldade para engravidar, podendo ainda causar abortos espontâneos.

Segundo Pupo, pólipo não costuma causar cólica, apenas quando associado a endometrite, que é uma infecção do endométrio. "Nestes casos, sim, pode vir cólica leve e irregular, meio constante e independentemente da fase do ciclo menstrual. Junto, podem ocorrer pequenos sangramentos", destaca.

CIRURGIA

A ginecologista de Ana Hickmann, Poliani Prizmic, surgiu no vídeo publicado pela apresentara explicando que essa é uma cirurgia rápida e sem muitas complicações. Conforme a especialista, também é importante retirar o pólipo assim que se descobre, visto que eles podem sofrer alterações no futuro e causar problemas mais graves.

Poliani ressaltou que, após o procedimento, ela poderia ter um sangramento, como se fosse uma menstruação, só que bem fraca. Além disso, seu ciclo pode ficar irregular por 60 dias e, devido a um soro usado para visualizar o útero, e seu corpo pode sofrer com um inchaço. Vale ressaltar que todos esses sintomas do pós-operatório são, de forma geral, leves.

Confira detalhes da cirurgia de Ana Hickmann: