AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Harmonização facial

Padronização ou harmonização facial: a polêmica de Madonna no Grammy 2023

Sobre o caso de Madonna, especialista em harmonização facial explica que é possível rejuvenescer o rosto sem alterar feições

Da Redação Publicado em 15/02/2023, às 16h19 - Atualizado em 17/02/2023, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Internautas opinaram sobre o rosto de Madonna - Instagram/@madonna
Internautas opinaram sobre o rosto de Madonna - Instagram/@madonna

Um assunto que vem tomando conta das redes sociais é a harmonização facial, principalmente após a polêmica de Madonna no Grammy 2023. A cantora gerou muitos comentários sobre mudar o rosto com esta técnica, e levantou a problematização sobre frear o envelhecimento e a atual “padronização de feições”.

Na ocasião, muitos internautas criticaram a Rainha do Pop por ter passado por procedimentos estéticos e sugeriram que ela “envelhecesse graciosamente” - ou seja, sem utilizar a harmonização facial. “Estou tentando ignorar que a Madonna tem um rosto completamente novo”, escreveu um internauta. “Eu realmente desejava que a Madonna nunca tivesse tocado no rosto dela”, opinou outra.

Ainda assim, muitas pessoas aderem às técnicas para se sentirem melhor com sua aparência. "As pessoas querem envelhecer bem e podem usar procedimentos estéticos para se sentir assim em qualquer idade, de forma natural e sutil", aponta Shaieli Roedel, especialista em procedimentos de harmonização orofacial.

A profissional conta que, diferente do caso da Rainha do Pop, Madonna, é possível rejuvenescer o rosto sem alterar as feições e perder os traços da juventude - uma das maiores críticas que vêm sendo feitas àqueles que buscam a harmonização facial. Inclusive, especialistas em estética indicam que a busca pela naturalidade é uma tendência.

TIPOS DE HARMONIZAÇÃO

Segundo Roedel, algumas das técnicas mais utilizadas para gerenciar o envelhecimento são:

  • Toxina botulínica: utilizada para relaxar a musculatura e amenizar rugas e linhas de expressão;
  • Protocoll e Ultraformer: procedimentos para estimular a produção de colágeno e revitalizar a pele;
  • Preenchimentos em pontos estratégicos;
  • Bioestimuladores de colágeno com ácido hialurônico (técnica da Bioreconexão), sem perder as características faciais.

A profissional explica que a utilização de cada técnica para gerenciar o envelhecimento depende das vontades de cada um: “É indicado analisar a necessidade de cada pessoa, combinando diferentes técnicas de acordo com o objetivo de cada paciente, pois um rosto é diferente do outro, e essa diferença precisa ser respeitada”, conta.

QUANDO COMEÇAR?

Além disso, a especialista ressalta que não há regra quando o assunto são procedimentos estéticos. "Não existe uma indicação de idade exata, mas a partir dos 25 anos já se começa a sentir os sinais da idade. Então, o gerenciamento do envelhecimento pode iniciar por volta dos 30 anos", comenta.

As técnicas não atuam apenas para rejuvenescer a pele, como também para prevenir os sinais. Ou seja, é possível começar até mesmo antes do período mencionado pela especialista em harmonização facial.

RESULTADOS

O tempo em que os resultados começam a ser visíveis é variável. Dependendo do protocolo escolhido, é possível perceber as mudanças de forma imediata, mas também há os efeitos que aparecem de maneira gradual, a médio e longo prazo.

O ideal é que seja feito um acompanhamento anual ou de acordo com a orientação do profissional. Além disso, Shaieli ressalta a importância dos cuidados em casa, com o skin care diário.

COMO EVITAR A PADRONIZAÇÃO

Por conta de supostas mudanças radicais no rosto de quem passa por procedimentos estéticos - como Madonna - a harmonização recebeu um rótulo negativo nos últimos anos, de promover uma "padronização" dos rostos.

Por isso, Shaieli destaca a importância de buscar profissionais alinhados com o objetivo de cada pessoa. “Existem aqueles que buscam procedimentos para realizar uma transformação completa, mas temos visto um grande número de pessoas que apenas querem melhorar o aspecto da pele, gerenciar o envelhecimento ou até mesmo melhorar as proporções do rosto para alcançar resultados naturais", afirma, explicando que há quem queira, sim, fazer o mesmo que Madonna.