AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / IMPORTANTE!

Participantes tem graves queimaduras com gelo em reality show; saiba como evitar acidentes

Queimaduras com gelo podem ser tão graves quanto às causadas por fogo

Os participantes correram risco de amputação. - Reprodução
Os participantes correram risco de amputação. - Reprodução

Três participantes do 'N1 Influencers' sofreram graves queimaduras após uma prova do reality show promovido pelo cantor Anderson Neiff, em Recife. MC Thammy, Teus Neiff e Artur Braz passaram 15 minutos com os pés imersos em um balde com água, sal e gelo.

"Assim que tiraram, eles começaram a gritar muito, [dizendo] que estava ardendo, choraram muito. Eu fiquei em estado de choque. E o bombeiro disse: 'não, está tranquilo, é só colocar no ventilador aqui'", disse o organizador, que tem seis milhões de seguidores nas redes sociais.

Anderson assumiu a culpa pelas queimaduras com gelo, mas fez ressalvas sobre a postura do profissional contratado para o evento: "Assumo a culpa porque eu tive a ideia de fazer a prova, mas o bombeiro não me alertou do que poderia ter acontecido".

O trio foi encaminhado hospitais da região, onde foram constatadas queimaduras de primeiro e segundo graus. Thammy e Teus tiveram alta no domingo (7), enquanto Artur deixou o Hospital Real Português, no Paissandu, na área central de Recife, nesta terça-feira (9).

TIPOS DE QUEIMADURA

No Brasil, 1 milhão de pessoas se queimam por ano. O número engloba diferentes tipos de queimadura.  Isso porque, ao contrário do imaginário de muita gente, não é só o fogo ou outros elementos quentes provocam queimaduras na pele humana.

Eletricidade, produtos químicos, radiação e frio - consequentemente, também o gelo, provocam lesões do tipo, que são divididas em três tipos principais:

  • Queimaduras de 1º grau: afetam apenas a camada superficial da pele, causando vermelhidão, dor e inchaço leve. Geralmente, não deixam cicatrizes permanentes e podem ser tratadas com cuidados simples em casa.
  • Queimaduras de 2º grau: danificam tanto a camada superficial quanto a camada intermediária da pele. Causam vermelhidão intensa, bolhas, dor intensa e inchaço e podem deixar cicatrizes. O tratamento pode incluir cuidados médicos, como curativos especializados e, em alguns casos, cirurgia.
  • Queimaduras de 3º grau: São as mais graves, pois afetam todas as camadas da pele, chegando a danificar tecidos mais profundos, como músculos e ossos. A pele pode parecer branca, carbonizada ou com uma cor marrom escura. Geralmente causam danos nervosos significativos, podendo resultar em insensibilidade à dor na área afetada. O tratamento requer atendimento médico imediato e pode incluir cirurgias de enxerto de pele e outros procedimentos.

Exagerou na exposição ao sol? Como tratar e amenizar as queimaduras solares

QUEIMADURAS COM GELO

A queimadura pelo frio ocorre devido ao contato da pele com superfícies ou locais de baixa temperatura por tempo prolongado. Isso se dá desde eventos naturais, como a exposição a locais frios, como em ambientes controlados. Por exemplo, no caso de profissionais que trabalham em frigoríficos.

Além disso, há os casos de contato direto da pele com o gelo. O mais comum, é que as queimaduras do tipo ocorram durante o tratamento de outras lesões, como contusões e entorses. Isso, graças ao uso do elemento como anestésico - o que traz riscos.

Isso porque, além de anestesiar a pele contra as dores da lesão anterior, as dores causadas pelo próprio gelo também podem não ser sentidas corretamente. Desta forma, somente algum tempo depois - e com o estrago já feito - que a pessoa percebe o que de fato ocorreu.

Nas queimaduras com gelo, acontece um processo chamado de vasoconstrição. O fenômeno consiste no estreitamento dos vasos sanguíneos. Desta forma, as células e os tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio, o que resulta nos danos.

Receitas caseiras: veja 5 produtos que nunca devem ser usados no rosto

Sintomas de queimadura de gelo

  • Pele vermelha, branca, amarela ou acinzentada;
  • Dor no local;
  • Sensação de dormência ou formigamento;
  • Coceira na região.

COMO LIDAR?

O importante para evitar queimaduras por gelo é não colocá-lo em contato direto com a pele. No caso de habitantes ou viajantes de locais frios, sempre usar vestimentas corretas para as baixas temperaturas e jamais andar sob a neve descalço, por exemplo.

A dica também é válida para profissionais que atuam em locais controlados - como é um frigorífico. Ou seja: use sempre os equipamentos de segurança necessários. No caso de pessoas que buscam amenizar dores e lesões, uma camada de pano entre o gelo e a pele é o indicado por profissionais da saúde.

Me queimei, e agora?

Ainda que todos os cuidados sejam tomados, nem todos os acidentes podem ser evitados. Por isso, caso você tenha se queimado - com gelo ou outros elementos, alguns cuidados são importantes. Entre eles, jamais colocar água gelada ou mais gelo sob a lesão.

  • Buscar um ambiente aquecido;
  • Cobrir a pele com camadas de roupa ou um cobertor;
  • Colocar compressas mornas no local;
  • Não esfregar ou massagear a pele com queimadura, para evitar mais danos na pele.

No caso de lesões mais graves, evidenciadas por dores intensas, febre, bolhas na pele, o indicado é buscar o atendimento médico.

Cascas de frutas na pele: entenda os riscos da ação que Bia teve no BBB 24