AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SERÁ QUE DÁ?

Pode engravidar com vasectomia? Entenda o procedimento

Procedimento realizado por Zeze di Camargo gerou dúvida: será que é possível engravidar com vasectomia?

O método é considerado eficaz no controle de natalidade. - Nicole Ganze/Pexels
O método é considerado eficaz no controle de natalidade. - Nicole Ganze/Pexels

Graciele Lacerda, esposa de Zezé di Camargo, revelou que está em tratamento para engravidar. Em suas redes sociais, ela detalhou o processo e tirou dúvida dos fãs - a principal delas, sobre o fato do cantor ser vactomizado: "Pode engravidar com vasectomia?", quiseram saber seus seguidores.

E, apesar de ser surpreendente para alguns, a resposta é positiva. Porém, é necessária uma operação especial em prol da gestação. No desabafo, a influenciadora, de 43 anos, formada em Jornalismo e Educação Física, explicou que está no processo há quatro anos.

"Eu decidi me preparar para engravidar quando estava com 39 anos. O Zezé é vasectomizado, por isso que estou fazendo tratamento para engravidar", iniciou Graciele, que acrescentou: "Tive que tirar óvulos e como comecei de 39 para 40, eu já não tinha uma produção de óvulos muito grande".

NÃO É FÁCIL!

A esposa do sertanejo explicou que fizeram os embriões após um período de retirada de óvulos. Em 2023, ela havia desistido das tentativas, que haviam fracassado até então: "Fiquei um ano sem fazer nada porque comecei a ficar muito mal. Decidi parar e esse ano estou me preparando para voltar".

Por fim, Graciele explicou que o tratamento ao qual se refere é a fertilização in vitro, também conhecida como FIV: "Já temos os embriões congelados... É só implantar e entregar nas mãos de Deus".

Tire suas dúvidas sobre congelamento de óvulos: 10 perguntas e respostas para dominar FIV

COMO FUNCIONA?

A vasectomia é uma cirurgia contraceptiva masculina que impede o homem de gerar filhos. O procedimento consiste na interrupção da circulação dos espermatozoides no canal que conecta os testículos à uretra. A intervenção é simples, demora entre 15 a 20 minutos e não requer internação. 

Apesar do objetivo ser impedir a gestação, é possível engravidar com vasectomia. E por muitos fatores, sendo alguns deles, já esperados. Como exemplo, nos 60 primeiros dias após a cirurgia, quando alguns alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal e gerar a fecundação por meio do sexo.

Outra possibilidade é a falha na operação. Porém, as possibilidades são consideradas baixas: a chance de gravidez após a vasectomia é de 1 em 1000 homens submetidos ao procedimento. O número coloca o método como um mais eficazes quando o assunto é controle de natalidade.

OUTRAS MANEIRAS DE ENGRAVIDAR COM VASECTOMIA

Além dos casos já esperados, falhas e exceções, há também a possibilidade de engravidar com vasectomia de maneira planejada. Isso porque a vasectomia é considerada uma cirurgia reversível, ou seja, os efeitos dela podem ser revertidos à normalidade.

Porém, a chance de êxito no processo depende de alguns fatores. O principal deles é o tempo decorrido desde o procedimento: quanto maior o tempo, menores as chances da fertilidade ser reestabelecida. Além disso, a cirurgia de reversão é mais complexa, o que acaba afastando potenciais interessados.

Reversão da vasectomia: médico explica procedimento

Outro meio de conseguir engravidar a parceira é com a reprodução assistida, que é a o auxílio de técnicas médicas na reprodução humana. Em homens vasectomizados, o método indicado é a fertilização in vitro (FIV). A técnica foi escolhida por Zezé di Camargo e Graciele Lacerda.

O PROCEDIMENTO

No caso da vasectomia, é feita a coleta de espermatozoides do epidídimo (PESA). O médico retira os gametas masculinos do canal com o uso de agulha fina. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente pode deixar o centro cirúrgico logo após a operação.

Depois, os espermatozoides serão inseminados com os óvulos para ser fertilizado. Com êxito, é transferido para o útero feminino. Em outubro de 2023, Zezé detalhou o procedimento: "Tem um sistema chamado pulsão, como se fosse uma agulha. É uma seringa. E tira os espermas".

"Você tem que ser sedado. Porque é dolorido e você cruza com o óculos dela. Cria um embrião. É um sistema bem complicado. Mas é superpossível”. Na ocasião, Zezé afirmou que o casal seguiria tentando: "Até quando não tiver jeito mesmo".