AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Por que Faustão teve prioridade em novo transplante? Família explica regras

Faustão, que recebeu um novo coração em 2023, foi submetido a um transplante de rim

Novo transplante do apresentador voltou a causar polêmica. - Reprodução
Novo transplante do apresentador voltou a causar polêmica. - Reprodução

Faustão foi submetido a uma nova cirurgia na última segunda-feira (26): o apresentador, que recebeu um coração em agosto de 2023, passou por um transplante de rim, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O famoso ficou na fila para o recebimento do órgão por 20 dias.

A informação é da Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A instituição também mostra que, ao entrar na lista, o ex-contratado da TV Globo e Band ocupava a 13º posição. Agora, a nova operação reacende o debate sobre a prioridade ao famoso.

Por isso, a família de Fausto Silva resolveu esclarecer o funcionamento e regras da fila de transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio das redes sociais, a conta do apresentador compartilhou a postagem do médico Leon Alvim Soares sobre o tema.

PRIORIDADE

Um dos pontos cidados é Resolução Estadual SS 06 de 2019: de acordo com a medida, pacientes já transplantados têm prioridade em caso da necessidade de um novo recebimento de órgão. No caso de Faustão, a cirurgia anterior fez com que ele fosse priorizado na nova operação.

Ainda segundo a postagem do especialista, o critério é usado para definir a ordem de cirurgias há algum tempo. Ele destaca que, em 2023, dos 1933 transplantes renais realizados em SP, 34 foram em pacientes que desenvolveram insuficiência renal após um transplante de coração, fígado ou pâncreas.

"Obrigada, Dr. Leon Alvim Soares pelo post explicativo. A informação é sempre a melhor maneira de levar conhecimento e transparência", agradeceu a página 'Faustão do Meu Coração', controlada pela família do veterano.