AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / OUTONO E INVERNO

Por que a pele fica mais ressecada no inverno? Entenda

Médicos explicam e dão dicas para evitar o agravamento do problema

Da redação Publicado em 20/07/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda o motivo da pele ficar mais ressecada no inverno - Unsplash
Entenda o motivo da pele ficar mais ressecada no inverno - Unsplash

Não é de hoje que o período de outono e inverno gera consequências na nossa saúde. Além do impacto no nosso respiratório, o clima mais seco também acarreta problemas na pele, que tende a ficar mais ressecada e predisposta a dermatites e infecções.

“As queixas mais comuns são que a pele ficou mais áspera, ressecada, com descamação e vermelhidão e os pacientes que mais sofrem são aqueles que já possuem algum problema de pele como dermatite atópica, rosácea, psoríase, dermatite seborreica e acne", é o que explica a dermatologista Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Além disso, existem dois fatores que contribuem diretamente para a saúde da nossa pele piorar nesta época do ano: a baixa ingestão de água, que geralmente é menor no tempo frio, e a temperatura do banho, que tende a ser maior piorando o ressecamento.

MAS, AFINAL, COMO CUIDAR?

Em tempos de outono e inverno, a rotina de cuidados com a pele deve ser intensificada. É o que recomenda o dermatologista Felipe Chediek, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Mesmo que o inverno brasileiro não seja muito desgastante como nos polos do planeta, é interessante tomar certos cuidados nessa época e aumentar o uso de alguns produtos, como os hidratantes, já que é uma época que a pele tende a ressecar mais", orienta. Vale deixar o produto já no box do banheiro para usá-lo já nos primeiros três minutos após o banho.

O especialista também ressalta que o uso de protetor solar é fundamental, ainda que os dias não sejam ensolarados. "Nunca deixe de passar protetor solar, mesmo que nesse período a incidência solar é menor, pois o sol está o ano todo e pode causar, quando exposição excessiva, danos na pele e aumento do risco de câncer."

Outra recomendação é evitar altas temperaturas no banho, optando por um banho morno, curto e com sabonetes neutros em relação a pele. "Não adianta passar hidratante se por outro lado estamos desidratando de outras maneiras. Hidratar a pele e corpo, depende também de uma boa ingestão hídrica. Independe da época do ano, beba água”, alerta o médico.

Mas, vale ressaltar que o tratamento de pele varia se houver algum tipo de lesão. “Na maioria dos casos conseguimos ótimos resultados com hidratantes específicos, que possuem ação reparadora e calmante, mas muitas vezes é necessário iniciar pomadas a base de corticóides e antibióticos para casos de dermatites mais graves. Óleos de banho, óleos corporais e máscaras de hidratação também ajudam bastante nesse período. É importante salientar que mesmo pacientes com pele oleosa também sofrem com ressecamento e para isso temos hidratantes específicos para esse tipo de pele”, destaca Fabiana.