AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Robert De Niro é pai aos 79 anos: ter filhos mais tarde traz riscos para o bebê?

Ginecologista explica sobre riscos genéticos e cuidados especiais para pais na terceira idade, assim como Robert De Niro

Robert De Niro - Youtube/The Tonight Show Starring Jimmy Fallon
Robert De Niro - Youtube/The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

O ator norte-americano Robert De Niro celebrou a chegada de seu sétimo filho aos 79 anos. O anúncio, feito em entrevista ao portal ET Online, intrigou os internautas: a idade avançada dos pais traz algum risco para o bebê? Existe algum cuidado especial nestes casos?

Segundo o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira, membro da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), qualquer alteração genética no embrião não está ligada diretamente à idade do homem: "A síndrome genética está ligada à idade do óvulo, e não do esperma. Já o Transtorno do Espectro Autista sim: se [o homem idoso] tiver um filho homem, terá mais chance de ter este problema. Os espermatozoides se renovam a cada 85 dias, ou seja, a espermatogênese é contínua até a morte. Já os óvulos nascem com a mulher, com uma quantidade fixa limitada e, conforme ela ovula, vai gastando essa reserva", explica.

O especialista explica que, após os 37 anos, as mulheres perdem muito em quantidade e qualidade destes óvulos. “Aos 40 anos, por exemplo, a mulher já tem mais de 50% de óvulos alterados, ou seja, tem metade dos óvulos que restam no ovário alterados geneticamente, aumentando as chances de aborto e síndromes genéticas como Down”, diz Caldeira, ressaltando que, quando essa quantidade de óvulos finalmente acaba, é chegada a hora da menopausa.

FAMÍLIA GRANDE

O astro já tem seis filhos. Drena, de 51 anos, e Raphael, de 46, são frutos do relacionamento de De Niro com Diahnne Abbott. Já os gêmeos Aaron e Julian, de 27 anos, são filhos dele com Toukie Smith

Além dos quatro, tem mais dois herdeiros com a ex-esposa Grace Hightower: Elliot, de 25, e Helen, de 11 anos. O término do último relacionamento foi em 2018 - após duas décadas juntos - e a identidade da mãe de seu sétimo filho não foi revelada.