AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabia dessa? 3 vantagens do pilates na terceira idade

Professora de pilates relata os principais benefícios do método na melhor idade

Da redação Publicado em 05/10/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba quais os benefícios do pilates para espantar a preguiça na terceira idade! - Foto: Freepik
Saiba quais os benefícios do pilates para espantar a preguiça na terceira idade! - Foto: Freepik

A medida que envelhecemos, nosso corpo passa por mudanças naturais - muitas delas, desafiadoras. Para muitos idosos, questões como perda de massa muscular, mobilidade reduzida e risco de quedas tornam-se preocupações cotidianas. Uma opção para enfrentar esses desafios é o pilates.

De acordo com Josi Araújo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates, o método promove uma melhoria significativa na qualidade de vida durante o envelhecimento. “Com o passar do tempo, nossas articulações tendem a perder mobilidade e nossa postura pode ser afetada. O Pilates aborda essas questões fortalecendo a musculatura, melhorando a resistência e equilíbrio, diminuindo as quedas e auxiliando na manutenção da pressão arterial”, ressalta.

Além disso, a especialista explica que a atividade contribui para a reeducação postural, promovendo uma melhor saúde cardiorrespiratória e mobilidade articular. Isso resulta em uma notável melhora nas Atividades da Vida Diária (AVD), permitindo que os idosos se tornem mais independentes em suas ações cotidianas. A seguir, confira 3 benefícios do pilates na terceira idade:

Mobilidade e flexibilidade

A falta de mobilidade articular pode limitar a independência dos idosos. “O Pilates enfatiza movimentos controlados e alongamentos suaves, o que aumenta a amplitude de movimento das articulações. Com o tempo, suas articulações se tornam mais flexíveis e seus músculos menos tensos, aliviando a rigidez e melhorando o conforto nas atividades diárias”, alega a professora.

Prevenção de quedas

O pilates é uma ferramenta eficaz na prevenção de quedas em idosos, já que promove a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e desenvolve a estabilidade. “Os exercícios que trabalham a consciência corporal são essenciais para ajudar na correção da postura. Isso ajuda os idosos a entenderem melhor como seu corpo se move e a fazer ajustes para evitar movimentos prejudiciais que possam levar a quedas”, declara a fisioterapeuta.

Melhora da postura

A postura é crucial para a saúde da coluna vertebral. O método enfatiza o fortalecimento dos músculos do core, alinhamento adequado e consciência corporal, contribuindo para manter uma postura saudável. Isso fortalece os músculos que suportam a coluna vertebral e ajuda a alinhar a coluna de maneira adequada, segundo a especialista.

Cuidados necessários ao praticar o pilates na terceira idade

É importante enfatizar que a segurança é primordial ao praticar o pilates na terceira idade. Antes de iniciar, Josi ressalta que é fundamental realizar uma avaliação completa para identificar possíveis condições médicas não diagnosticadas. A hidratação também é essencial para um desempenho adequado durante as sessões. Os idosos devem respeitar seus próprios limites físicos e interromper qualquer exercício que cause dor ou desconforto, comunicando isso ao instrutor.