AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sarcopenia: entenda o porquê perder massa muscular é ruim para a saúde

Sarcopenia piora vários quadros de doenças em idosos, tais como diabetes, hipertensão e artrites

O termo Sarcopenia vem grego “perda de carne”, sendo caracterizado pela perda de massa muscular. Trata-se de uma questão inerente a velhice, isto é, normalmente acontece após os 50 anos, quando se inicia uma perda de 1-2% de músculos ao ano.

Segundo a nutricionista Marília Ninot, o desenvolvimento da Sarcopenia é multifatorial, mas os principais fatores de risco envolvem o envelhecimento. "Isso inclui declínios no sistema imunológico, baixos níveis de atividade física, desnutrição e várias comorbidades, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, doenças mentais, vírus da imunodeficiência humana (HIV) e câncer.

DIAGNÓSTICO

Para chegar ao diagnóstico de Sarcopenia, existem alguns questionários, seguido por avaliação de força e da massa muscular. "Alguns marcadores bioquímicos também podem ser usados, como pré-albumina, creatinina, PCr, Vitamina D, entre outros", ressalta a nutricionista.

Considerada uma síndrome geriátrica caracterizada por progressiva redução de massa e função muscular, a Sarcopenia piora vários quadros de doenças em idosos, tais como diabetes, hipertensão, artrites e nas demais enfermidades que acometem os idosos, aumentando or riscos de quedas, falta de equilíbrio, fraturas e, como consequência, aumentando a mortalidade entre eles.

DÁ PARA PREVENIR

Marília afirma que várias estratégias são fundamentais para minimizar a progressão da Sarcopenia. Isso inclui:

  • Atividade física;
  • Alimentação adequada e equilibrada, bem distribuída em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais;
  • Além de suplementação com aminoácidos e vitaminas que apresentam funções positivas na Sarcopenia.

Alguns fatores podem fazer com que o idoso não se alimente bem e ingira pouca proteína, tais como:
perda de apetite, dificuldade de mastigação, alterações hormonais, absorção prejudicada e aumento de
processos inflamatórios ocasionados pela idade. "Assim, a suplementação de Whey Protein, creatina e vitamina D quando bem indicada tem relação com melhora dos quadros de sarcopenia", ressalta Marília.

A nutricionista afirma ainda que a prática de atividade física (especialmente a musculação), acompanhada por um profissional especializado, é fundamental para manter a massa muscular. "Com o avanço da medicina e da expectativa de vida, estamos vivendo por mais tempo, sendo preciso chegar lá bem", diz.

COMO POSSO ME PREPARAR?

Queremos chegar bem na velhice com autonomia para sair do carro, levantar da cadeira, se locomover e ainda para brincar com os netos. Entretanto, também estamos vivendo um momento de muito pouca atividade física, passando muito tempo sentados, ainda mais com o advento da internet e o uso de computadores, tablets e celulares, além dos trabalhos remotos e do pouco tempo para ir a uma academia e também cozinhar.

Assim, precisamos “ir contra a maré” do envelhecimento e pensar na prevenção da Sarcopenia, inserindo a atividade física regular no nosso dia a dia, uma boa alimentação e suplementação quando necessário. Consulte um nutricionista para te ajudar!