AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Sorriso lindo

Seis mitos sobre clareamento dental: esteja preparado antes de iniciar o procedimento

Especialista em clareamento dental faz alguns esclarecimentos

Karla Precioso Publicado em 20/02/2022, às 11h30

Especialista comenta 6 mitos e verdades sobre clareamento dental - Unsplash/Diana Polekhina
Especialista comenta 6 mitos e verdades sobre clareamento dental - Unsplash/Diana Polekhina

Muitas pessoas, ao notarem que seu sorriso deixou de ser branquinho e está amarelado, seja pelo tempo, alimentação ou hábitos, pensam em recorrer ao clareamento dental. Mas, ao pesquisar sobre o assunto, seja na internet ou com opinião de amigos, se deparam com diversas informações preocupantes, algumas até contraditórias.

Saiba que desistir de fazê-lo não é uma boa opção e descobrir o que um especialista no assunto tem para dizer é muito mais saudável e seguro: “É extremamente importante que o paciente conheça os mitos que giram em torno deste procedimento, principalmente para não criar uma expectativa e frustrar-se”, explica o cirurgião-dentista especializado em estética, Navarro Lúcio. A seguir, o profissional esclarece os mitos mais frequentes sobre o assunto:

"OS DENTES FICARÃO MAIS BRANCOS COM O CLAREAMENTO?"

Ocorre que, se a cor original dos dentes da pessoa não é branca, não há como fazer milagre com clareamento. O que geralmente acontece é que os dentes ficam mais claros e possivelmente recuperam a cor original. O procedimento é interessante para que se possa manter a cor dos dentes mais harmônica.

"CLAREAMENTO CASEIRO COM BICARBONATO DE SÓDIO É A TÉCNICA MAIS EFICAZ"

O que a maioria das pessoas não imagina é que essa substância in-natura pode causar traumas graves, como queimaduras de gengiva e cavidade bucal. O bicarbonato é, sim, usado em consultório, porém com uma apresentação realizada na hora e na proporção certa. Tudo isso com o auxílio de instrumentos específicos.

"FAZER CLAREAMENTO DENTAL AUMENTA A SENSIBILIDADE NOS DENTES"

Aquela sensibilidade ao tomar líquido gelado ou quente pode existir, porém está associada à técnica caseira. Como todos os procedimentos, cada paciente tem um grau de sensibilidade diferente. Logo, o clareamento pode causar esse desconforto, mas é passageiro.

"O POLIMENTO DENTAL INDICADO PELO DENTISTA NO FINAL DO TRATAMENTO NÃO TRAZ NENHUM BENEFÍCIO AOS DENTES"

O polimento dental é recomendado após o procedimento para maior durabilidade do mesmo, além de eliminar porosidades que podem ocorrer após a ação dos produtos clareadores. O resultado final são dentes mais lisos, facilitando a higienização.

"NÃO É PRECISO TROCAR AS RESTAURAÇÕES DOS DENTES, POIS TODOS ELES, COM OU SEM RESINA, IRÃO FICAR MAIS CLAROS"

O especialista reforça que a técnica não faz milagre, portanto, não clareia mais que a cor original dos dentes. Quanto às restaurações de resina, realmente, elas irão contrastar no final do procedimento. O produto usado para que o laser possa realizar o clareamento não tem o poder de fazer a resina clarear. O importante é prever a troca de todas as restaurações para um sorriso mais harmônico.

"O CLAREAMENTO DENTAL ENFRAQUECE OS DENTES"

O procedimento é realizado a laser e não danifica a estrutura dos dentes, mesmo aqueles com muitas restaurações.

PARA QUEM É INDICADO?

Não existem muitas barreiras que impeçam o paciente de realizar o clareamento dental. Desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde, é possível fazer o tratamento.

As contraindicações normalmente são para pacientes que têm problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Além disso, no terço inicial e final da gravidez, é um procedimento que deve ser evitado. Outro ponto importante a ser destacado é que o clareamento dos dentes é um procedimento que deve ser indicado e acompanhado por um profissional da área.

SORRISO X AUTOESTIMA

É inegável que, nos dias de hoje, grande parte das pessoas se preocupam bastante com a aparência. Mas nem tudo gira em torno de roupas e acessórios da moda. Um belo sorriso pode dizer muito mais do que qualquer outra coisa. A estética bucal, portanto, é um fator que influencia a nossa vida: dentes branquinhos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima.

Se você tem problemas com o sorriso por causa de manchas ou dentes escurecidos, o branqueamento pode ser a técnica que estava faltando para você sair sorrindo linda e segura por aí!