AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / DICAS

Como fazer uma transição de carreira e mudar de área?

Fazer um curso profissionalizante pode te ajudar a obter uma visão prévia para uma transição de carreira e mudar de área, saiba mais!

Transição de carreira - Foto: Reprodução/Freepik
Transição de carreira - Foto: Reprodução/Freepik

É comum querer fazer uma transição de carreira ou mudança de área de atuação profissional. Esse desejo pode surgir de várias fontes, como insatisfação com o trabalho atual, busca por maior realização pessoal ou explorar novos caminhos. 

Entretanto, fazer essa transição de carreira exige planejamento, coragem e resiliência. Principalmente se sua transição for para uma área nova, em que você não tenha experiência ou contatos.

Felizmente, existem alternativas viáveis para adquirir as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, como a participação em cursos profissionalizantes, que oferecem tanto conhecimento teórico quanto prático.

Até porque para exercer qualquer função, seja como autônoma ou funcionária, você precisa ter as competências técnicas para isso. Quanto mais conhecimento técnico e autoconhecimento, melhor será sua performance na transição de carreira. 

Está fazendo um curso EAD? Supere as principais dificuldades

AnaMaria elaborou uma lista com dicas para quem deseja fazer transição de carreira e mudar de área, confira abaixo! Elas foram recomendadas pelo diretor de relações institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), Jefferson Vendrametto.

Deixe o currículo atraente: isso faz a diferença na hora de apresentar o seu perfil profissional. Ele é o seu cartão de visita para o mercado de trabalho, e os recrutadores levam poucos segundos para avaliar se você passará para a próxima etapa ou não.

Aumente o networking: participe de eventos, fóruns e cursos presenciais, e mantenha seu perfil no LinkedIn sempre atualizado. Quem é indicado para uma vaga de emprego tem mais chances de ser contratado.

Procure uma oportunidade de estágio ou projeto temporário: representam o primeiro contato do profissional com o novo ambiente de trabalho, proporcionando uma experiência prática na área escolhida.

Como montar um currículo para uma transição de carreira

Frases curtas

De acordo com Lucas Nogueira, gerente de divisão de uma empresa de recrutamento, grandes blocos de texto em um currículo desestimulam a leitura, então, na hora de descrever as atribuições que teve em cada emprego, escreva frases curtas. 

Fonte certa

Ele afirma que currículos atrativos usam fontes sóbrias e fáceis de ler, como a Arial ou Times New Roman. Mantenha o espaço entre as linhas de 1,5 no mínimo para que o documento fique organizado.

Várias versões

Adapte seu currículo de acordo com a vaga em questão, incluindo termos encontrados na descrição do anúncio e destacando informações relevantes para o setor de atuação da empresa e o cargo desejado.

Cuidado com excessos

Não sobrecarregue o currículo com informações excessivas. Currículos longos correm o risco de não serem lidos completamente. Dados adicionais como seus documentos podem ser solicitados durante o processo de seleção.

Mentiras, não!

Evite exagerar nas qualificações ou incluir habilidades falsas para se destacar entre os candidatos. Testes de perfil e conhecimentos técnicos são comuns durante os processos de seleção.

Revise o português

O currículo é sua primeira impressão para a empresa. Antes de enviá-lo, revise cuidadosamente em busca de erros ortográficos, problemas de formatação e informações duvidosas que possam prejudicar sua candidatura para a transição de carreira.

5 habilidades essenciais e como colocá-las no currículo

Como aumentar a rede de contatos para a transição de carreira

Para ampliar sua rede de contatos de forma eficaz, é fundamental adotar uma estratégia bem delineada. Evite distribuir cartões de visita aleatoriamente. Mantenha uma agenda social ativa, comparecendo a eventos que possam agregar valor. 

Além de eventos profissionais como palestras e workshops, não subestime a importância de happy hours, comemorações e festas. No entanto, lembre-se de manter a compostura, evitando excessos com bebidas alcoólicas e comportamento inadequado.

Importância do networking: saiba como ele pode ajudar em qualquer fase da carreira

Networking não se trata apenas de buscar favores. Construa uma rede na qual você seja reconhecido como parte da comunidade. Dessa forma, as trocas e colaborações fluirão naturalmente, sem parecer oportunismo. 

Invista em relacionamentos genuínos, lembrando-se de datas importantes, mantendo contato regular e oferecendo sua ajuda sempre que possível. É importante não forçar intimidade com pessoas que você acabou de conhecer. 

A internet é uma ferramenta poderosa para melhorar o networking. Esteja presente nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn, mas evite conteúdos controversos. Compartilhe informações relevantes e mantenha uma postura profissional.

Leia também

Mudar ou não de emprego? Como tomar a decisão correta

Transição de carreira: ela deixou a engenharia e virou massagista dos famosos

Arrase na entrevista de emprego com estas dicas que vão te garantir a vaga