AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Emprego

Arrase na entrevista de emprego com estas dicas que vão te garantir a vaga

Descubra a melhor forma de responder ao recrutador em uma entrevista de emprego

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 14/08/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muitas pessoas acreditam que a parte mais difícil do processo seletivo é a entrevista - Tumisu / Pixabay
Muitas pessoas acreditam que a parte mais difícil do processo seletivo é a entrevista - Tumisu / Pixabay

Considerada por muitos a etapa mais tensa do processo seletivo, a entrevista de emprego é o momento em que o recrutador tira dúvidas sobre o currículo do profissional para entender melhor seu perfil, experiências, conhecimentos e interesse pela empresa em questão. E, por vezes, os candidatos ficam sem saber o que responder diante de perguntas como ‘qual é o seu objetivo profissional?’.

Segundo Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de emprego Trampolim, uma forma de contornar essa situação é saber quais são as principais perguntas e a melhor forma de respondê-las, entendendo o que o entrevistador quer saber e dando a ele o que precisa.

“A entrevista é o seu primeiro contato com a empresa na qual pretende se inserir. Por isso, é fundamental estar preparado para responder a essas questões de forma objetiva e autêntica, sem entrar em situações embaraçosas”, afirma.

Para isso, o especialista separou algumas dicas de como responder perguntas difíceis durante a conversa com o recrutador.

Fale-me sobre você…

A questão parece simples, mas exige preparo. Quando o recrutador pede para que o candidato fale sobre ele mesmo, deseja ouvir informações a respeito de seu perfil profissional. O melhor é escolher experiências que demonstrem o quanto você é adequado para o trabalho em questão. “É importante citar características pessoais, mas que estejam diretamente ligadas à sua vida profissional, como. por exemplo. o fato de ser uma pessoa persistente e objetiva no que faz”, diz Bruno.

Por que saiu ou deseja sair do seu atual emprego?

No caso de demissão, é importante contar a verdade e explicar o ocorrido, já que as referências são verificadas. E tenha cuidado, esse não é o momento de falar mal do trabalho, chefe ou colegas. Caso a saída seja por causa de diminuição de custos ou reestruturação de equipe, ela não será malvista pelo recrutador. “Vale mencionar informações que demonstrem o bom desempenho profissional no período em que permaneceu na companhia, além de falar sobre sua busca por melhores oportunidades e crescimento profissional”.

Por que você quer esse trabalho?

É imprescindível demonstrar interesse e aptidão para a vaga. Comente o que você tem observado sobre a atuação da empresa no mercado e como isso vai de acordo com seus interesses. Por exemplo: a organização desenvolve projetos alinhados com os meus valores, por isso gostaria de fazer parte e contribuir. “Tão importante quanto falar sobre seu currículo, é demonstrar que pesquisou sobre a instituição e o mercado em que ela atua. Dessa forma, você poderá basear seu discurso naquilo que já sabe sobre a empresa e de que forma pode agregar”.

O que você pode agregar para a empresa?

Aproveite essa pergunta para vender as suas principais qualificações, pois, para a empresa, o mais importante nesse momento é avaliar se você é capaz de trazer os resultados esperados. “Fale sobre os principais resultados e conquistas obtidas nas empresas em que trabalhou. Destaque cursos e habilidades úteis para o cargo que está se candidatando e demonstre força de vontade e comprometimento com tarefas”.

Qual é o seu objetivo profissional?

Aqui é preciso considerar sua ambição e se a posição está alinhada com seus objetivos de crescimento. Uma forma de responder é dizendo que está em busca de crescimento pessoal e profissional e que almeja conquistar isso dentro da empresa. “Mesmo que a vaga não esteja totalmente alinhada com o seu objetivo profissional, você pode dizer que acredita que essa experiência possa ajudar a tomar os próximos passos para a sua carreira”.

Quais são seus pontos fortes e fracos?

Com essa pergunta, o entrevistador quer avaliar seu autoconhecimento e também sua honestidade. Escolha seus pontos fortes mais relevantes para a vaga e dê um exemplo de como você aplica essa característica no ambiente profissional. Alguns exemplos são comunicação persuasiva, capacidade de trabalhar em equipe e iniciativa. Na hora de responder sobre seus pontos negativos, evite clichês como perfeccionismo e impaciência. O melhor é citar pontos que você sabe que pode melhorar e se esforçar: falar em público, por exemplo. “Responda com características que realmente são suas, pois elas serão demonstradas e percebidas pelo recrutador”, alerta.