AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / FESTAS

Sem desperdício: veja dicas para não jogar comida fora nas festas de fim de ano

Planejamento e cuidados simples ajudam a manter a mesa cheia sem jogar comida fora

Da redação Publicado em 19/12/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Movimento dá dicas para evitar o desperdício nas festas de final de ano - Unsplash
Movimento dá dicas para evitar o desperdício nas festas de final de ano - Unsplash

As festas de fim de ano estão chegando e com elas começam os preparativos para as ceias de Natal e Ano Novo. Culturalmente, família reunida e mesa farta são os rituais das festas no Brasil, o que, além de bons encontros, pode produzir também muito lixo e desperdício.

As estatísticas do desperdício no Brasil são alarmantes. A cada ano, 55 milhões de toneladas de alimentos entram para a conta, desde o campo até a mesa do consumidor. O número é oito vezes maior que o necessário para alimentar todas as pessoas com fome no país. Hoje, 33,1 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave e 125 milhões têm algum tipo de insegurança alimentar.

Para evitar que as ceias das festas entrem para as estatísticas do desperdício, o Pacto contra a Fome, movimento multissetorial e suprapartidário que se uniu para combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil, preparou dez dicas simples que podem ser adotadas por todos. Confira a seguir:

1. CARDÁPIO SEM EXAGEROS

Planeje o cardápio com antecedência e sem exageros, levando em conta o número de pessoas que participarão da ceia.

2. DIVISÃO DE TAREFAS

Divida a tarefa de preparar a comida do cardápio entre os convidados. Isso limita o número de pratos e ajuda a organizar melhor o que será servido.

3. LISTA

Faça uma lista de compras e seja fiel a ela na hora de ir ao supermercado.

4. PORCIONE AS PREPARAÇÕES

Distribuir as comidas que serão servidas em porções menores ajuda a evitar o desperdício e que elas fiquem expostas e estraguem com maior facilidade.

5. AVALIE

Quando for comprar frutas e legumes não leve em consideração apenas a aparência dos produtos. Alimentos imperfeitos, se dentro da validade e bem conservados, podem ser utilizados sem preocupações e ainda podem ser mais baratos.

6. APROVEITE TUDO

Aproveite os alimentos em sua totalidade. Cascas são um bom exemplo de que quase tudo pode ser aproveitado nos alimentos. Use a casca do abacaxi para fazer um suco ou frite a casca da batata. Há inúmeras receitas para aproveitar bem os alimentos.

7. ARMAZENAMENTO CORRETO

Armazene corretamente as sobras da ceia. Isso fará com que você possa usá-las nos dias posteriores.

8. SOBRAS

Reutilize as sobras da ceia em novos pratos. Use a criatividade para fazer novas preparações com o que restou da noite anterior.

9. MARMITAS

Se não for usar as sobras, faça marmitas descartáveis e distribua para as pessoas que precisam perto de você

10. CEIA FORA DE CASA

Se for comer em restaurantes, vale também o cuidado para evitar o desperdício. Adeque o tamanho do prato à sua fome e, se sobrar comida, peça para embrulhar para a viagem para que você possa comer mais tarde ou doar.

PACTO CONTRA FOME

O Pacto Contra a Fome foi criado com a missão de engajar toda a sociedade para erradicar a fome de maneira estrutural e permanente e reduzir o desperdício em toda a cadeia de alimentos. O movimento tem como visão não ter nenhuma pessoa com fome no Brasil até 2030 e, para 2040, que todas as pessoas estejam bem alimentadas.

Por estas razões caberá ao Pacto Contra a Fome dar visibilidade, promover e criar sinergias entre iniciativas existentes em relação aos temas fome e desperdício de alimentos atuando em parceria com diferentes atores da sociedade. Na questão da fome, sobretudo com o governo.