AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / DIAS DE FRIO

Inverno: saiba como reviver roupas de frio que ficaram ​guardadas o ano todo

Especialista dá dicas de como resgatar e cuidar de peças pesadas nesta época do ano

Da redação Publicado em 18/07/2023, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja como reviver roupas de frio para usar no inverno - Unsplash
Veja como reviver roupas de frio para usar no inverno - Unsplash

O inverno chegou e está na hora de desenterrar aquelas roupas pesadas que ficaram guardadas desde o ano passado. Devido à falta de luz e ventilação, bem como à umidade acumulada ao longo do tempo, é possível que as roupas estejam com mau cheiro, mofo ou bolor.

Visando facilitar a transição das peças de verão para as de inverno, o especialista Elvis Barreto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Vanish, propõe algumas dicas para reviver essas roupas que ficaram no armário por tanto tempo. Confira!

1. AVALIE SEU GUARDA-ROUPA

Em primeiro lugar, é importante fazer uma revisão completa do guarda-roupa e avaliar quais peças devem ser mantidas ou doadas. Em seguida, identifique aquelas que requerem cuidados especiais e realize os reparos necessários, como pequenos remendos ou a reposição de botões. Por fim, verifique as etiquetas das peças para separá-las entre aquelas que podem ser lavadas na máquina de lavar e as que exigem cuidados manuais.

2. VENTILAÇÃO É TUDO

O próximo passo consiste em arejar as roupas, a fim de eliminar o cheiro de "guardado". Contrariamente à crença popular, expor as peças ao sol não é a melhor solução, pois o calor pode fortalecer a presença de ácaros. O ideal é deixar as roupas arejando em locais sombreados e bem ventilados.

Para peças de lã e tricô, uma alternativa é colocá-las em um saco plástico e levá-las ao freezer por aproximadamente meia hora, pois os ácaros não sobrevivem a baixas temperaturas.

3. XÔ, BOLINHAS

Ao revisar as roupas, é provável que você encontre aquelas temidas "bolinhas de desgaste". Essas bolinhas são formadas quando as fibras se juntam e criam pequenas esferas de tecido, geralmente em áreas de maior atrito, como punhos e axilas.

No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com o auxílio de uma esponja de cozinha. Utilize a parte áspera da esponja para remover as bolinhas. Mas, tenha cuidado de não esfregar com muita força.

4. ATENÇÃO NA LAVAGEM

Para que as peças se mantenham cheirosas e bem cuidadas durante toda a estação, é importante lavar com produtos apropriados, que ajudam a preservar as cores e integridade de cada tecido. Observe as instruções de lavagem indicadas nas etiquetas e siga à risca.

5. CUIDADO COM COURO

É importante mencionar que peças de couro não devem ser lavadas, mas é possível restaurar sua maciez e aroma utilizando um pano umedecido com óleo de amêndoas. Evite guardar as peças em capas plásticas, pois isso pode ressecá-las.

6. FIM DO INVERNO

Ao final do inverno, quando estiver guardando as roupas mais pesadas novamente, você pode utilizar antimofo para facilitar a transição no próximo ano. Esse produto não só protege as roupas contra o mofo, como também ajuda a afastar bactérias causadoras de doenças. Existem opções perfumadas que deixarão suas roupas com um aroma agradável ao longo do ano dentro do guarda-roupa.