AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / CONFIRA

Como parar de procrastinar e focar nos estudos?

Conheça técnicas para driblar a autossabotagem e parar de procrastinar durante os estudos

Procrastinação - Foto: Reprodução/Freepik
Procrastinação - Foto: Reprodução/Freepik

A jornada em direção à aprovação em alguma prova, como a de um concurso público, é repleta de desafios. Entre eles, a autossabotagem e a procrastinação, que podem se transformar em obstáculos significativos e comprometerem os resultados almejados.

Procrastinar prejudica a realização das metas e objetivos. Para Paulo Jubilut, professor em um curso que auxilia na aprovação para vestibulares, esse padrão de comportamento pode ter suas raízes em experiências passadas e traumas emocionais.

De acordo com ele, o volume de conteúdo a ser assimilado, a pressão por bons resultados e o medo do futuro podem intensificar os sentimentos de ansiedade e o ato de procrastinar, levando os estudantes a adotarem comportamentos contraproducentes.

Procrastinação: entenda e saiba como driblar a autossabotagem

Estratégias para não procrastinar e superar a autossabotagem

É crucial desenvolver estratégias eficazes para lidar com a autossabotagem e maximizar seu potencial de aprendizado. Abaixo estão algumas técnicas elaboradas por AnaMaria para superar esse desafio!

Autoconhecimento: entender as causas que te levam a procrastinar é o primeiro passo para superar isso. Faça reflexões sobre seus padrões de comportamento e identifique os gatilhos que desencadeiam essa sabotagem. 

Conhecer a si mesma é fundamental para desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes. A seguir estão algumas dicas para te ajudar a adquirir autoconhecimento!

Reserve tempo para si mesma, faça terapia, leia livros e artigos sobre autoconhecimento, experimente coisas novas, faça perguntas a si mesma (reflita sobre suas crenças, valores e objetivos. O que te motiva na vida? O que te faz feliz? O que você quer alcançar?).

Entenda como a psicanálise contribui para o autoconhecimento

Eliminação de distrações: identifique quais são os elementos que mais te desviam do foco nos estudos e estabeleça medidas para controlá-los. Defina horários específicos para o uso de redes sociais e outras distrações, reservando momentos de estudo livre de interrupções.

Estabelecimento de metas realistas: definir metas alcançáveis e dividir o estudo em etapas menores ajuda a manter a motivação e evita a procrastinação. Planeje seu tempo de estudo de forma realista, levando em consideração suas obrigações e limitações.

Quanto mais específicas suas metas forem, melhor. Em vez de dizer "Eu quero passar nesse concurso público”, diga “Eu quero estudar X horas por dia em Y meses”. Metas específicas te ajudarão a acompanhar seu progresso.

É importante ter um prazo para cada meta que você definir. Isso te dará um senso de urgência e te ajudará a manter o foco.

Como definir metas para 2024? Especialistas listam dicas

Reconhecimento e recompensa: após atingir suas metas diárias de estudo, recompense-se de maneira saudável. Reconhecer e celebrar suas conquistas fortalece a autoconfiança e reforça o hábito de estudar.

Pode ser algo simples, como fazer um bolo, assistir a um filme que você gosta ou sair com amigos. O importante é que seja algo que te faça sentir feliz e realizada. Compartilhe sua conquista com pessoas que te apoiam.

Isso pode ser com amigos, familiares, colegas de trabalho ou nas redes sociais. Compartilhar sua conquista te ajudará a sentir ainda mais orgulho de si mesma. Use sua conquista como inspiração para alcançar novos objetivos

Aprendizado com os erros: encare as dificuldades como parte do processo e busque aprender com elas. Em vez de se abater diante das falhas, use-as como estímulo para aprimorar seu desempenho e ajustar suas estratégias de estudo.

Leia também

Aprenda 5 erros comuns ao usar modelador de cabelo na hora do penteado

Erros mais comuns na hora de se maquiar: especialista dá dicas de como repará-los

Você usa shampoo corretamente? especialista lista 5 erros comuns