AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / O QUE FAZER?

Quais são os erros mais comuns na hora de se maquiar? Especialista dá dicas de como repará-los

De acordo com a maquiadora Karol Resende, exagerar no pó facial e não fazer uma boa preparação de pele são erros comuns na hora de se maquiar

por Marcela Almeida

malmeida@caras.com.br

Publicado em 07/03/2023, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como não cometer alguns erros comuns na hora de se maquiar - Foto: Reprodução/FreePik
Saiba como não cometer alguns erros comuns na hora de se maquiar - Foto: Reprodução/FreePik

A hora de se maquiar pode ser um desafio para muitas pessoas, pois às vezes na hora da pressa ou falta de técnica costumamos errar pequenas coisas. Dessa forma, a especialista em beleza Karol Resende deu algumas dicas de como repará-los. 

Um erro comum na maquiagem é não realizar uma boa preparação de pele. De acordo com a influenciadora, 7 em cada 10 pessoas não prepara a pele antes de colocar a maquiagem em cima, e isso resulta em base carquelada, durabilidade reduzida, pele oleosa, e muitas outras coisas. É necessário lavar o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele, utilizar um hidratante e, em seguida, um primer.

Outro erro comum é não utilizar os produtos corretos. Como por exemplo, comprar um tipo de produto que não combine com a a sua pele. As peles secas ou maduras precisam de fórmulas líquidas e cremosas. Já as peles oleosas, necessitam de fórmulas mais secas e com ativos que ajudem a segurar essa oleosidade.

Usar um corretivo muito claro também é um erro comum na maquiagem. O produto é muito usado para esconder olheiras, mas, estando na cor errada vai destoar do resto da maquiagem. Para consertar esse erro, primeiro você precisa entender pra quê vai usar aquele produto: mais cobertura, iluminação ou contorno. Se for para ter mais cobertura, use um tom próximo da cor da sua pele. Se for para iluminar, um tom mais claro. Já para fazer um contorno, é preciso utilizar um tom mais escuro.

Mais um erro comum é exagerar no pó facial. Selar pele é ótimo para fazer a maquiagem durar, mas se pesar no pó facial, ele pode acumular e dar um aspecto de pele envelhecida. O que fazer: Quanto mais fino, melhor é o acabamento do pó. Use um pó compacto nas regiões abaixo dos olhos e um mais solto para a zona T (testa, nariz e queixo).

As pálpebras têm formatos diferentes e existem várias formas de evidenciar seus olhos com um delineado, é só saber qual favorece mais seus olhos. Então, teste todas, você só vai saber se testar cada uma delas.

Outro erro comum é utilizar batom matte em boca ressecada. Muitas vezes nossos lábios estão ressecados e o batom matte costuma deixar isso em evidência. Então, hidrate os lábios com regenerador labial e logo poderá voltar a usar batons matte.


Usar maquiagem vencida também é um erro muito comum. "Ah, mas não tem problema, venceu há um ano só". Tem sim! Nosso rosto é muito sensível e usar produtos que passaram da validade pode causar irritações, alergias ou espinhas. Então descarte o produto vencido e o substitua por um novo.