AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Casa

3 motivos para comprar um apartamento antigo e apostar na reforma

Um dos principais benefícios de escolher um apartamento antigo é o custo

Da Redação Publicado em 10/05/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projeto Alessandra Gandolfi aposta na reforma de apartamento antigo. - Celso Pilatti
Projeto Alessandra Gandolfi aposta na reforma de apartamento antigo. - Celso Pilatti

O retrô vem ganhando cada vez mais espaço nas tendências globais. Desde o universo da moda até na arquitetura e decoração, valorizar o antigo é uma aposta que engloba estilo, sustentabilidade e história. Muito tem se falado sobre a ideia de comprar um imóvel reformado e pronto para morar, mas e comprar um apartamento antigo e assumir a reforma, vale a pena?

AnaMaria Digital convidou a arquiteta especialista no assunto, Alessandra Gandolfi, para falar um pouco sobre o assunto e apresentar algumas vantagens para quem está pensando nessa possibilidade, ou anda procurando um novo lar e ainda não tinha se deparado com a ideia. Confira!

ECONOMIA

Um dos principais benefícios de escolher um apartamento antigo é o custo do m², já que o valor costuma ser bem mais baixo do que as plantas novas. No entanto, esse momento já pede a consulta de um profissional de arquitetura, que pode ajudar a avaliar as condições do imóvel e garantir uma escolha assertiva, com uma reforma realista e descartando problemas estruturais que podem incomodar no futuro.

LOCALIZAÇÃO

Prédios antigos são puro charme e costumam ser muito bem localizados! Em todas as cidades existem algumas opções espetaculares, recheadas de história e que permitem aos moradores uma rotina mais prática por estarem situados em regiões centrais da cidade.

PLANTAS GENEROSAS

As plantas antigas vão na contramão dos pequenos espaços que vemos comumente nos projetos atuais, ofertando ambientes mais amplos, com menos divisões e com grandes aberturas de luz natural. Além disso, com o auxílio de um profissional que realize um bom estudo do local, é possível otimizar ainda mais o apartamento, eliminando espaços de circulação perdidos e melhorando a planta. Em alguns casos, é possível reaproveitar alguns revestimentos, azulejos e pisos originais de outras décadas que podem ser super charmosos – e uma economia à parte!