AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Pets

Como se preparar para a chegada de um novo filhotinho

A chegada de um filhotinho em casa é um momento de pura alegria, mas requer alguns cuidados

Débora Ayres Publicado em 17/07/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os filhotes demandam tempo e dedicação - Karen Warfel / Pixabay
Os filhotes demandam tempo e dedicação - Karen Warfel / Pixabay

A chegada de um filhotinho em casa é um momento de pura alegria, mas, antes de abrir as portas para o animal, é preciso se preparar adequadamente. Afinal, ter um filhote é como ter um bebê e, por isso, requer cuidados especiais para garantir que ele cresça saudável e feliz. Um dos cuidados principais é verificar se você tem todos os itens essenciais para cuidar dele, como uma cama confortável, tigelas para comida e água, brinquedos mastigáveis (porque filhotes adoram roer coisas) e, claro, uma boa ração. 

Filhotes são curiosos e gostam de explorar tudo ao seu redor, o que pode incluir objetos perigosos, então, antes de trazê-lo para casa, certifique-se de que não há fios elétricos soltos, produtos de limpeza ao alcance ou plantas tóxicas no ambiente. Você não vai querer que ele faça um lanchinho indesejado em uma planta venenosa, certo?Pois então... Além disso, lembre-se de providenciar uma área segura para que o animal possa brincar quando estiver sozinho. 

Uma opção é usar um cercadinho ou grade para delimitar o espaço, assim é possível evitar que ele explore lugares perigosos enquanto você está ocupado com outras tarefas. Preparar uma dieta balanceada e específica para o crescimento do pet também é muito importante. Por isso, consulte sempre um veterinário que ajude a escolher a ração adequada e a quantidade diária ideal para o seu bichinho de estimação. Agora que você já está preparado, é hora de, finalmente, trazer o filhotinho para casa! 

Um lembrete importante para esse momento: a chegada em um novo ambiente pode ser assustador para o animal. Deixe-o explorar gradualmente sua nova casa, apresentando um cômodo de cada vez e dando tempo para que ele se acostume com os cheiros e os sons do lugar. Ah, e não se esqueça também: paciência é a chave! Os filhotes demandam tempo e dedicação. Prepare-se para noites em claro, choros noturnos e ‘acidentes’ no tapete.

LOCAL DE SUAS NECESSIDADES

Defina onde o seu novo animalzinho fará as necessidades (tapete higiênico, gramadinho sintético/natural ou rua). Para ensiná-lo, utilize o reforço positivo, parabenizando quando ocorrer o acerto. Tome cuidado ao corrigi-lo no erro, pois alguns pets podem criar traumas relacionados a esse momento quando recebem broncas muito duras.

COLEIRA PEITORAL

Compre coleira peitoral para que o pet se acostume com ela dentro de casa. Dessa forma, os passeios serão mais fáceis quando chegar o momento. Lembre-se que o acesso à rua é somente após a vacinação completa!

*DÉBORA AYRES - Sócia e diretora clínica no Árbol Hospital Veterinário (@arbolvet). Sua paixão pela medicina veterinária e seu compromisso com o bem-estar dos animais são evidentes em sua prática diária.