AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Limpeza

Especialista dá dicas práticas para acabar de vez com o mofo

Combater o mofo evita danos à saúde, como asma, bronquite, sinusite e reações alérgicas

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 04/09/2023, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a se livrar do mofo com uma faxina bem feita - Luisella Planeta LOVE PEACE / Pixabay
Aprenda a se livrar do mofo com uma faxina bem feita - Luisella Planeta LOVE PEACE / Pixabay

Quem nunca se surpreendeu ao revisitar aquelas peças de inverno “escondidas” no armário e levou um choque ao se deparar com o mofo, não é mesmo? O famoso e temível intruso desenvolve-se em lugares úmidos e escuros e é bastante comum em regiões com alto índice de umidade no ar e/ou que apresentam diversos períodos chuvosos durante o ano. Ele costuma habitar armários de madeira, paredes, baús, fatalmente impregnando itens queridos que acabam esquecidos no fundo das prateleiras. 

Para combater esse mal e evitar danos à saúde, como asma, bronquite, sinusite e reações alérgicas e pulmonares, de tempos em tempos, é preciso adotar algumas medidas, todas muito práticas e eficazes. Confira o guia de limpeza elaborado por Verônica Rocha, gerente de P&D, pesquisa e desenvolvimento, da GTEX.

1- PRODUTOS ESPECÍFICOS: utilizar soluções específicas de combate ao mofo nos armários, móveis e onde mais ele estiver visível é o primeiro passo. Com um pano embebido no produto, é possível acabar com o mofo e o mau-cheiro causado pelos fungos, de forma rápida e prática. Há no mercado, inclusive, produto que elimina também o limo.

2 - AREJAR A CASA: após limpar os objetos e locais que apresentavam mofo, é hora de prevenir para que o problema não volte a se repetir, ou que se repita o mínimo possível. É importante que armários e ambientes sejam arejados. No caso dos móveis, mantenha as portas abertas pelo menos 15 minutos todos os dias. Deixar corrente de vento circular pela casa, abrindo as janelas dos cômodos diariamente também é importante.

3 - CUIDADOS COM AS ROUPAS: calçados, roupas, bolsas e demais acessórios pouco utilizados durante o ano devem ser lavados a cada três meses, sendo posteriormente acondicionados em sacos de TNT ou algodão.

4 - ELETRODOMÉSTICOS TAMBÉM AJUDAM: desumidificadores, ar-condicionado e ventiladores também podem ajudar na tarefa. Outra dica é investir em tintas que repelem o mofo em ambientes muito úmidos.

5 - ISOPOR ENTRE PAREDE E MÓVEIS: se o ambiente é inevitavelmente úmido, espaços vazios entre móveis e parede viram foco de fungos de difícil limpeza, principalmente se for um armário pesado. Uma alternativa bastante eficaz é colar placas de isopor ou cortiça entre o móvel e a parede, com cola de contato ou fita dupla-face.