AnaMaria
Casa / Dicas

Limpeza descomplicada: 10 truques que vão facilitar a hora da faxina

Veja 10 truques que vão facilitar a faxina e deixar a limpeza descomplicada

Juliana Ribeiro Publicado em 04/10/2019, às 11h53 - Atualizado às 15h02

Acredite: é possível manter a casa limpa com a ajuda de ingredientes simples e fáceis de encontrar - Banco de Imagem/Getty Images
Acredite: é possível manter a casa limpa com a ajuda de ingredientes simples e fáceis de encontrar - Banco de Imagem/Getty Images

Limpar e organizar a casa pode parecer uma jornada árdua. No entanto, existem algumas dicas e segredinhos que vão facilitar este momento tão necessário no dia a dia. 

Carla Oliveira, do canal 'Dycas da Carla', explica que ingredientes bem comuns e fáceis de encontrar podem tornar a sua vida doméstica bem mais fácil.

O vinagre, por exemplo, possui alta concentração de ácido acético e funciona como desinfetante e desengordurante. “Vale lembrar que os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã”, ressalta a youtuber.

SE TE DEREM UM LIMÃO...FAÇA UMA FAXINA!

Já o limão, além de ser uma fonte poderosa de vitamina C e fibras, é rico em limoneno, uma substância com enorme capacidade de diluir gordura. “Por ser muito versátil, a fruta pode ser a substituta ideal para os produtos de limpeza considerados tóxicos”, diz Carla.

AnaMaria Digital separou uma lista com 10 truques, que vão facilitar a vida daqueles que procuram ideias para realizar as tarefas domésticas de forma simples e sem dificuldades. 

Que tal colocar em prática hoje mesmo? Vamos lá!

1- A ROUPA BRANCA MANCHOU? NÃO SE PREOCUPE!

Quem nunca manchou uma peça assim que atire a primeira pedra! Geralmente, roupas claras precisam de cuidado redobrado por manchar ou amarelar com mais facilidade. 

Para acabar de vez com este problema, Carla tem uma receita infálivel! Para cada litro água, acrescente:

  • 1 colher de sopa de sabão em pó 
  • 100 ml de álcool. 

Depois é só deixar de molho por até 12 horas e lavar normalmente. Enquanto isso, que tal ir fazendo a próxima dica?

2- LIMPEZA DOS VIDROS

Essa pode até parecer uma tarefa fácil, mas se os vidros não receberem uma limpeza adequada, podem ficar manchados.

Para cada cinco litros de água, use:

  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de álcool 

Coloque em um borrifador e, com a ajuda de uma esponja ou flanela, faça a limpeza. 

E ainda tem um segredo: para não deixar nenhum resquício de manchas, use jornal amassado ou papel toalha para lustrar após a secagem. 

3- REJUNTE ENCARDIDO TEM JEITO?

Segundo a youtuber, sim! Ninguém aguenta ver essa parte do piso diferente de seu tom original. Então, mãos à obra!

Misture: 

  • 1 litro de água
  • 100 ml de vinagre branco de álcool 
  • 50 ml de suco de limão 
  • 100 gr de bicarbonato de sódio

Aplique sobre o rejunte e deixe agir por apenas 15 minutos. Depois, use uma escova de dente e esfregue até deixar tudo limpinho! Carla garante que a sujeira sairá com muita facilidade com essa receitinha prática. 

4- MICRO-ONDAS LIMPO EM MINUTOS!

Aqui você vai precisar apenas de dois ingredientes:

  • 1 limão
  • 200 ml de água

Corte a fruta em rodelas e coloque em um pote (que possa ir ao micro-ondas) com a água. Ligue o aparelho por dois minutos e deixe o vapor agir por mais cinco minutinhos. Depois, basta passar um pano macio que as sujeiras estarão completamente amolecidas e fáceis de limpar.

5- HIGIENIZANDO AS TÁBUAS DE CORTE

Este utensílio merece uma atenção especial na hora da limpeza, mas sem muito trabalho, não é? Aqui, você vai precisar de apenas dois ingredientes: limão e sal!

Faça o seguinte: salpique sal sobre a tábua e, em seguida, esfregue a metade do limão. Depois é só limpar! Prático, não? 

6- RETIRANDO OS AMASSADOS DO LENÇOL SEM SOFRIMENTO

Tirar rugas e amassados de algumas peças pode dar trabalho, principalmente quando se trata de roupas de cama. Para deixar essas essas peças perfeitas, você vai precisar de:

  •  300 ml de vinagre branco 
  •  300 ml de água 
  •  3 colheres de sopa de amaciante 

Agora é só colocar tudo em um borrifador e agitar bem. Borrife nos lençóis, porta-travesseiros e passe as mãos para deixar as peças lisinhas e sem rugas.

Toque de ouro: o amaciante neutraliza o odor do vinagre e deixar um cheirinho maravilhoso nas peças, não se preocupe! 

7- RISCOU OS MÓVEIS DE MADEIRA? E AGORA?

 Aposte em uma solução simples para acabar com os riscos na madeira FOTO: Banco de Imagem/Getty Images

Basta usar uma solução super simples, e com um produtinho que todo mundo tem em casa! No caso dos riscos na madeira, aposte no azeite de oliva! 

Com um pano macio, esfregue o azeite sobre os riscos e a mágica vai acontecer! O produto vai restaurando a cor da madeira e removendo as marcas indesejadas. Simples, não?

8- TRAÇAS NO GUARDA-ROUPAS? O QUE FAZER?

Essa é uma preocupação de muitas pessoas, principalmente porque ninguém quer ver aquela peça favorita furada, não é mesmo? 

Neste caso, você vai precisar de:

  • 300 ml de água 
  • 300 ml de vinagre de álcool 

Misture bem e aplique com a ajuda de um pano macio por todo o móvel. Pronto! 

9- A ROUPA ENCHEU DE BOLINHAS? CALMA, QUE TEM JEITO!

Pegue uma esponja de lavar louça nova (aquela amarela e verde, sabe?). Agora, é só passar o lado verde sobre a peça em movimentos retos. Todas as bolinhas vão sumir como em um passe de mágica!

10- E O CHEIRO DOS POTES PLÁSTICOS?

Você vai precisar de apenas de dois ingredientes: sal de frutas e água! Coloque sal de frutas no pote, misture com a água e agite bem, deixando agir por 20 minutos. Depois, pode lavar normalmente. Todo o cheiro ruim será eliminado.