AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Eita!

Sabia que não é legal recolher as fezes do seu bicho na frente dele?

Especialista explica que isso faz com que ele tenha comportamentos inapropriados

Marcela Barbieri Boro Publicado em 05/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sabia que não é legal recolher as fezes do seu bicho na frente dele? - Pixabay
Sabia que não é legal recolher as fezes do seu bicho na frente dele? - Pixabay

É isso mesmo que você leu: não recolha as fezes do seu cão na frente dele! Parece algo até cômico de se dizer, né? Mas saiba que esse hábito pode levar seu bicho de estimação a ter alguns comportamentos indesejados e que podem permanecer durante a vida toda dele.

Antes de tudo, entenda um fato: os cães aprendem muito por imitação. Ou seja, tudo o que você faz ou mexe muito, acaba estimulando seu pet a mexer também. É exatamente por isso que o alvo das destruições sempre costumam ser controle remoto, carregador de celular, chinelo etc. Com as fezes,
isso não é nada diferente. Mexer no cocô na frente do animal pode sim estimulá-lo a interagir com a sujeira, inicialmente começando para imitar/ brincar, podendo até mesmo evoluir para um grau mais grave: comer as fezes.

A coprofagia, nome que damos ao hábito de ingerir as próprias fezes ou a de outros animais, pode acontecer por vários motivos fisiológicos ou comportamentais. Quando a causa é de raiz estritamente comportamental, quase sempre descobrimos através da anamnese que o tutor tem o costume de mexer nas fezes do cão na frente dele. Outro risco importante que recolher o cocô na frente do pet
pode trazer é justamente reforçar esse dejeto naquele local. Ou seja, quando o animal faz as necessidades no lugar errado, parar o que estamos fazendo para justamente ir realizar a limpeza pode aumentar ainda mais a eliminação ali. Como fazer então?

Se as necessidades aconteceram no lugar certo, basta chamar o seu cão para outro cômodo e entregar
alguma atividade interessante para ele executar enquanto você realiza a limpeza como, por exemplo, um enriquecimento ambiental. Caso esse cocô tenha acontecido em um local errado, ignore esse erro e, assim que ele se dispersar, faça o recolhimento e a higienização, mas evite entregar algo gostoso para ele interagir. Dessa forma, você irá minimizar bastante as chances de o erro se repetir e de a coprofagia também acontecer. Fique atenta e... boa sorte!