AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Casa

Cômodo pequeno? Ander Alencar ensina técnicas da arquitetura 3D para turbinar a decoração de casa

Com 3 dicas essenciais do arquiteto Ander Alencar, é possível economizar antes mesmo de colocar a mão na massa

Da Redação Publicado em 20/10/2021, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Proporção é um fator muito importante na hora da decoração - Banco de imagens/Getty
Proporção é um fator muito importante na hora da decoração - Banco de imagens/Getty

Todos os dias, uma ferramenta tecnológica ganha espaço no cotidiano. Das redes sociais aos aparelhos inteligentes, a humanidade obtém cada vez mais rapidez na produção e entrega de serviços. Um exemplo disto é o crescimento acelerado das técnicas tridimensionais, um método eficiente que oferece relevância e praticidade a projetos de mercados como o da arquitetura 3D.

Para quem está em busca de mobília e decoração inovadoras para espaços pequenos, a arquitetura 3D pode ser a solução ideal para o problema.

O arquiteto e artista 3D Ander Alencar faz planejamentos realistas que cabem no orçamento e no tamanho da sua casa. Além disso, ele conta que dá para aumentar o espaço de cômodos chave, como a sala de estar, com dicas bem funcionais.

Confira!

ESCOLHA BEM OS MÓVEIS
Veja se suas opções cabem no seu espaço. Meça o ambiente e planeje onde cada móvel vai ficar. Lembre-se: em uma sala pequena, menos é mais. Escolha peças menores ou use soluções criativas, como optar por uma mesa de quatro lugares e usar cadeiras charmosas no lugar de poltronas. Cada centímetro conta para ter um espaço mais confortável!

PLANTAS TRIDIMENSIONAIS
Com a evolução das ferramentas, já é possível visualizar toda a casa mobiliada em apresentações tridimensionais e ultrarrealistas que facilitam a parte prática dos projetos. “Até antigamente, era algo bastante restrito à indústria do cinema, por ser algo sofisticado. Hoje, já é mais disseminado e qualquer um tem acesso às ferramentas certas”, comenta Ander.

EVITE CARREGAR DEMAIS O VISUAL
Estampas grandes, cores escuras e tecidos pesados tendem a deixar o ambiente parecendo menor. Eles não estão proibidos, claro que você pode usar algo aqui e ali, basta evitar que estejam em toda decoração, principalmente em superfícies maiores, como papel de parede, cortinas e tapete. Nessa áreas, dê preferência às cores claras e estampas menores, que deixam a decoração mais leve e dão a impressão de um ambiente mais amplo.

PEÇAS DE DECORAÇÃO
Proporção é um fator muito importante na hora da decoração. Uma peça muito grande no meio da sua sala pode acabar chamando atenção demais e, novamente, dar a impressão de que o ambiente é menor. Uma dica legal é trocar peças que ocupam espaço por outras menores ou suspensas. A luminária de piso pode virar uma arandela na parede, um vaso grande pode ser trocado por vários vasinhos espalhados pelo ambiente. A ideia é manter os objetos que você acha úteis e gosta, mas com opções que liberem espaço.

CRIATIVIDADE FUNCIONAL
Com a arquitetura 3D, dá para obter resultados precisos em pouco tempo e sem extrapolar o orçamento. O uso da tecnologia tridimensional possibilita o melhor aproveitamento do espaço doméstico devido à otimização dos ambientes com uma decoração pensada e perfeitamente projetada. Alencar possui milhões de seguidores nas redes sociais e acompanha a satisfação dos clientes. “Através do conteúdo que compartilho, recebo diariamente feedbacks de pessoas que puderam mudar de vida”, comemora.