AnaMaria

Rotina: como ter bem-estar no trabalho, além de um dia a dia mais leve?

Dicas para aumentar sua produtividade, mas sem te sobrecarregar

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 13/05/2021, às 07h00

Não é possível fazer home office no sofá de casa, viu! - Pixabay
Não é possível fazer home office no sofá de casa, viu! - Pixabay

Fala meu povo da AnaMaria! Bom, já comentei diversas vezes por aqui que a pandemia, e seus reflexos em nosso estilo de vida, fizeram com que muitos de nós enxergássemos a importância de cuidarmos, nós mesmos, da nossa saúde.

Consequentemente, isso refletiu em nossa rotina profissional. Afinal, exercício físico e bem-estar no trabalho estão completamente ligados.

Enquanto algumas pessoas precisaram se reinventar dentro de casa, outros perceberam no organismo a diferença quando ficaram limitados ao espaço de suas casas e decidiram que era hora de mudar.

FOCO NA SAÚDE
Se, quando vamos trabalhar da empresa, costumamos dar uma pausa para tomar um cafezinho de tempos em tempos, em casa a chance de ficarmos praticamente oito horas sentados é muito grande. Por isso, reforço tanto a importância das pausas ao longo do dia para exercícios compensatórios e alongamentos.

Da mesma forma, ao fazerem seu serviço direto do escritório, muitos não percebiam a importância de contar com uma cadeira e um monitor adequados. Só que agora, em casa, ficou muito mais fácil perceber isso. 

Muitos colaboradores, sem uma infraestrutura adequada, passaram a sentir dores e desconforto, seja na coluna, nos joelhos ou nos punhos, por exemplo. Não posso deixar de mencionar ainda os reflexos na saúde mental, uma vez que deixamos de sair de casa para trabalhar e passamos a viver no trabalho. 

Neste cenário, reforço o que venho dizendo nos últimos meses: separe o seu dia em três partes, sendo oito horas para o trabalho, oito horas de lazer e oito horas de descanso (com aquele bom sono reparador).

COMO GARANTIR QUALIDADE DE VIDA?
Ergonomia é a pauta da vez. Como todo mundo precisou adaptar os espaços de casa para poder trabalhar, estão todos sedentos por bons materiais que garantam qualidade de vida no trabalho (e em casa).

É isso que trabalhamos nos cursos de ergonomia, com equipe de técnicos de segurança no trabalho, fisioterapeutas e, inclusive, nutricionistas. Mas não adianta só falar, é preciso viver isso, criar uma cultura de saúde e de trabalho seguro, por meio, por exemplo, de um comitê de saúde e segurança do trabalho. A mudança só acontece quando vem de dentro, do núcleo, e é verdadeira.

PEQUENAS DICAS
Bem-estar físico e mental nunca estiveram tão em alta sendo, sem dúvida alguma, uma tendência que veio para ficar. Mas como você está cuidando da sua saúde?

Empresários devem estar atentos à qualidade de vida de seus colaboradores, sobretudo a distância, quando muitos não têm um espaço adequado para trabalhar. Ao mesmo tempo, não podemos tirar a responsabilidade de cada um em desenvolver bons hábitos. Como sempre gosto de reforçar, ficam aqui algumas dicas: 

  • Faça um pequeno aquecimento antes de começar a sua rotina de trabalho;
  • Lembre-se de fazer pausas ao longo do dia para os exercícios compensatórios;
  • Sempre finalize o dia com mais um pouco de alongamento, agora com foco no relaxamento (aquele momento que você se espreguiça no tapete da sala, sabe?).

Agora é com você! Assista ao nosso vídeo da semana no Instagram da AnaMaria com dicas práticas para tornar o seu dia mais leve e produtivo. Não deixe de conferir e compartilhar com seus colegas de trabalho!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Em AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial