AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Autoconhecimento x ascensão profissional: saiba como conquistar o sucesso

Definir o que deseja melhorar e corrigir na vida são passos fundamentais para alcançar o sucesso

Karla Precioso Publicado em 22/07/2022, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autoconhecimento é a chave para o sucesso profissional - Freepik
Autoconhecimento é a chave para o sucesso profissional - Freepik

O processo de auto-observação é o primeiro passo no caminho da busca da integridade e, consequentemente, o alcance da melhoria. Como diz o filósofo Stefano D’Anna, “Auto-observação é autocorreção”.

Pilares da vida de cada um, como questões de saúde, relacionamento, estudo, trabalho, remuneração, investimentos, alimentação, forma física etc, são importantes e devem ser consideradas no momento de se definir as resoluções para o futuro, mas é ainda mais importante avaliar de fato o que levou você a algum tipo de progresso nas últimas vezes que parou para fazer isso.

O escritor e palestrante especializado em integridade, ética, ESG e compliance, autor do livro A Era da Integridade – Homo Conscious – A Próxima Evolução, Luiz Fernando Lucas, recomenda que toda resolução seja elaborada de forma a contribuir para o autoconhecimento e que seja construída com base na auto-observação.

Nesse sentido, ele sugere seis dicas para ter um ano mais feliz e, assim, conquistar o sucesso nos negócios, na carreira e no emocional.

Confira as orientações do especialista:

1. Defina dois aspectos mais importantes que quer melhorar ou corrigir. Só a auto-observação já o levará para a autocorreção e melhora.

2. Aumente o tempo dedicado a se autoconhecer, se curar e se integrar consigo próprio.

3. Estabeleça um plano de autoconhecimento para ter um roteiro que inclua livros, cursos e vivências, assim como mentorias e experiências reais que possam ser transformadoras.

4. Faça uma avaliação do seu momento e elenque prioridades para cada um dos sete passos do Caminho da Integridade (disponível no capítulo 6 do livro citado anteriormente ou no curso on-line Caminho da Integridade que o autor disponibiliza gratuitamente).

5. Faça sua roda das virtudes, ou seja, elenque os sete ou nove valores absolutos que pautam (ou que gostaria que pautassem sua vida) e avalie-os num gráfico de radar. Analise o status atual de suas atitudes em relação a cada um deles e como você gostaria de chegar ao final desse ciclo.

6. O exercício mais poderoso é fazer o raciocínio do que você faria hoje, caso dinheiro, tempo ou qualquer outra condição não o impedisse.