AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Luto!

Morre ator João Acaiabe, o Chico de ‘Chiquititas’, vítima da Covid-19

O ator, de 76 anos, foi diagnosticado com o vírus no dia 15 de março

Da Redação Publicado em 01/04/2021, às 09h29 - Atualizado às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morre o ator João Acaiabe, o chico de 'Chiquititas' - Arquivo/@joao_acaiabe_oficial
Morre o ator João Acaiabe, o chico de 'Chiquititas' - Arquivo/@joao_acaiabe_oficial

Morreu o ator João Acaiabe, de 76 anos, na noite desta quarta-feira (31), por complicações da covid-19. A informação foi confirmada através das redes sociais de sua filha, Thays Damazio Acaiabe

"E nós passamos o nosso último natal juntos, meu pai mais que querido, meu amor. Eu não sabia que era o nosso último natal neste plano. Foi um natal feliz como sempre é quando a gente se encontra, só nós dois, comida, filmes e livros. Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente porque almas gêmeas nunca se separam!", escreveu a moça.

De acordo com a família, o ator testou positivo para a covid-19 no dia 15 de março, apesar de tomar todos os cuidados possíveis para não ser infectado e não propagar o vírus. Na época, ele comemorou a iminência das imunizações na capital paulista, mas foi contaminado antes mesmo de poder receber a vacina. 

No dia 21, o quadro de saúde de Acaiabe piorou e ele precisou ser internado no Hospital Sancta Maggiori, na Mooca. 

Ainda segundo informações dos parentes, apesar de ter apresentado um quadro estável nos últimos dias, o ator foi intubado na manhã de ontem e veio a óbito após sofrer duas paradas cardíacas. 

Nas redes sociais, amigos, fãs e seguidores de João Acaiabe lamentaram a perda e prestaram homenagens ao ator e família neste momento difícil.

A atriz Giovanna Grigio, que contracenou com Acaiabe em ‘Chiquititas’, publicou em sua conta Instagram: “Eu não sei se você lembra, João, mas eu lembro da sua generosidade no dia que a gente se conheceu. Era meu primeiro teste pra Chiquititas, eu tava muito nervosa e você me chamou pra ensaiar. A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias, aprender com você... Com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida! Eu já te amava antes e vou te amar pra sempre. Obrigada por tudo!”

Na foto, comentários como “Que tristeza!”, “Descanse em paz meu querido e eterno Chico”, “Ele fez parte da minha infância” e “Vá em paz, tio Chico” são comuns.   

Giovanna Grigio lamenta a morte do ator João Acaiabe (Foto: Instagram/@gigigrigio).

VIDA E CARREIRA
João Acaiabe nasceu no dia 14 de maio de 1944, em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo. Ainda adolescente, Acaiabe iniciou sua carreira artística como locutor de rádio, fazendo passagem também pelo teatro, TV Globo - na novela ‘Segundo Sol’ - e no programa ‘Bambalão’ da TV Cultura. Além disso, ele realizou projetos socioculturais, oferecendo aulas de teatro para jovens privados de liberdade.

O ator ficou conhecido por seus papéis inesquecíveis como o querido Chefe Chico, no remake de ‘Chiquititas’, do SBT – em que interpretava o cozinheira do orfanato –, e Tio Barnabé, no ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, exibido na TV Globo.