AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como manter os cabelos saudáveis durante o inverno? Veja 5 dicas

Água quente, uso em excesso toucas e gorros podem prejudicar a saúde capilar

Da Redação Publicado em 25/06/2020, às 08h00 - Atualizado em 06/07/2020, às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Apesar de estilosas, é melhor evitar o uso de toucas - Jan Steiner/Pixabay
Apesar de estilosas, é melhor evitar o uso de toucas - Jan Steiner/Pixabay

Toda vez que mudam as estações do ano, também precisamos mudar os cuidados com os cabelos, pois são condições climáticas diferentes. Isso faz com que no verão, por exemplo, o calor deixe os fios mais ressecados e quebradiços. O problema é que o inverno também não é um grande aliado das madeixas. 

De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, os grandes vilões dos dias mais frios são a água quente e o uso excessivo dos secadores, que acabam prejudicando os fios e o couro cabeludo.  Para te ajudar a chegar ao final do inverno ainda mais linda, AnaMaria Digital separou 5 dicas da especialista. Confira! 

1- EVITE ÁGUA QUENTE
Sim, sabemos que é uma delícia, mas agride o couro cabeludo, que produz mais oleosidade para se defender, Isso pode provocar dermatite seborreica, além de ressecar os fios, que ficam ásperos. Uma dica é tomar banho primeiro e depois lavar o cabelo com água morna afastando o corpo da ducha.

2- LAVE OS CABELOS
Parece uma dica boba, mas fazer isso com mais frequência evita o acúmulo de sujidade e oleosidade, coisas que acabam comprometendo a saúde capilar. Aplique o shampoo no couro cabeludo massageando suavemente e deixando uns dois minutos antes de enxaguar.

3- PRODUTINHOS EXTRAS
Use um finalizador com proteção solar para formar uma película que reflete a radiação e protege os fios e o couro cabeludo. Também vale usar leave-in e fazer hidratação uma vez por semana com uma boa máscara para manter a umidade dos fios. Acredite, vai fazer diferença!

4- MELHOR NATURAL
Seque o cabelo ao natural ou com secador em temperatura morna, mantendo uma distância de cerca de 30 cm da cabeça. Também evite dormir de cabelo molhado para evitar a dermatite seborreica, doença inflamatória caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo.

5- TENHA CUIDADO
Aplique Xampu a seco apenas numa emergência e modere o uso de touca e gorros, principalmente, se o cabelo estiver sujo, para não contribuir para o aumento da oleosidade do couro cabeludo.