AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / SAÚDE CAPILAR

Como prevenir a queda de cabelo e tratar esse problema

É um problema que pode ser causado por diversos fatores mas tem solução; saiba como prevenir a queda de cabelo!

Como prevenir a queda de cabelo - Foto: Reprodução/Freepik
Como prevenir a queda de cabelo - Foto: Reprodução/Freepik

A queda de cabelo é um problema que afeta as mulheres de diversas idades. Mas você sabia que alguns cuidados podem ser tomados para amenizar esse problema? AnaMaria irá abordar o assunto ao longo deste texto.

Quando devo me preocupar com a queda de cabelo?

Como prevenir a queda de cabelo? Conheça fatores que contribuem para a queda de cabelo

Genética: a alopecia, a forma mais comum de queda de cabelo, é hereditária. Homens e mulheres com essa predisposição podem ter afinamento dos fios e perda gradual de cabelo no topo da cabeça.

Alterações hormonais: desequilíbrios hormonais, como durante a gravidez, menopausa ou devido a condições como hipotireoidismo, podem levar à queda de cabelo.

Estresse: o estresse físico ou emocional excessivo pode influenciar o ciclo de crescimento do cabelo, levando à queda temporária.

Deficiências nutricionais: a falta de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, vitamina D e zinco, pode contribuir para a queda de cabelo.

Procedimentos químicos: alisar, colorir ou descolorir os cabelos com frequência pode danificar os fios e causar queda.

Doenças: algumas doenças autoimunes, como alopecia areata, e infecções fúngicas do couro cabeludo podem causar queda de cabelo.

É importante ressaltar que as raízes do cabelo podem esconder problemas muito graves, como o eczema que é uma descamação que começa comumente com uma alergia e a psoríase de couro cabeludo, por exemplo.

Medicamentos: certos medicamentos, como antidepressivos e anticoagulantes, podem ter a queda de cabelo como efeito colateral.

Hábitos: hábitos como pentear os cabelos com força, usar chapéus ou bonés apertados e prender os cabelos com frequência podem causar tração e quebra dos fios.

Tratamentos para queda de cabelo

Cuidados com os cabelos: lavar os cabelos com frequência, usar produtos suaves e evitar penteados que causem tração são medidas importantes para prevenir a queda de cabelo.

De acordo com a médica dermatologista Daniela Figueiredo, o ideal é que a lavagem seja feita com água em temperatura menor que 25 graus e, preferencialmente em dias alternados. 

“Assim você evita os desgastes causados pelo excesso de água, sem permitir o acúmulo de sujeira. No caso de cabelos muito oleosos, se não der para intercalar as lavagens, é fundamental respeitar a temperatura da água, que deve ser de morna a fria”, explica.

Suplementação: a suplementação com vitaminas e minerais, sob orientação médica, pode ajudar a corrigir deficiências nutricionais que contribuem para a queda de cabelo.

Medicamentos: minoxidil e finasterida são medicamentos tópicos e orais, respectivamente, que podem ser eficazes no tratamento da alopecia.

Terapia a laser: a terapia a laser de baixa intensidade pode estimular o crescimento dos folículos capilares e reduzir a queda de cabelo.

Transplante capilar: em casos mais graves, o transplante capilar pode ser uma opção para restaurar a área afetada pela queda de cabelo.

Queda de cabelo? Conheça 4 benefícios da mesoterapia capilar

Como o estresse é uma das causas da queda de cabelo, cuidar da sua saúde mental também é uma forma de combater esse problema e a prática de atividade física é recomendada, já que promove prazer por meio da liberação de endorfina. 

Consulte um dermatologista para identificar a causa da queda de cabelo e receber o tratamento adequado. Além de ajudar a prevenir a queda de cabelo, ele poderá diferenciar a caspa da descamação, por exemplo, e receitar um tratamento eficiente para deixar seus fios ainda mais bonitos e saudáveis.

Leia também

Queda capilar após descoloração, mito ou verdade? Tricologista responde

Como engrossar o cabelo? Alimentação também pode afetar as madeixas

Como a radiação solar pode afetar a saúde dos cabelos