AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / HORA DO BANHO

Diluir shampoo na água é economia ou truque de beleza?

Técnica de diluir shampoo na água já viralizou nas redes sociais; especialistas indicam à AnaMaria se a emulsão é boa para saúde dos fios

Pode ou não diluir shampoo na água? Especialistas recomendam a técnica - FreePik
Pode ou não diluir shampoo na água? Especialistas recomendam a técnica - FreePik

Toda economia para fazer os produtos cosméticos renderem é bem-vinda, certo? Você já ouviu falar sobre diluir shampoo na água? Será que é economia ou truque de beleza? A técnica já viralizou nas redes sociais e, apesar de causar estranheza, é recomendada por especialistas.

De acordo com Patrícia Marques, tricologista e especialista em medicina capilar, as pessoas devem diluir shampoo na água. Isso porque a aplicação direta do produto no couro cabeludo pode promover um ressecamento dos fios.

"O que a gente espalha, na verdade, é a espuma, ela também possui ativos, mas em quantidade menor, então diluir shampoo na água e aplicar no cabelo faz com que a superfície do couro cabeludo que entra em contato com esses ativos seja maior, ou seja, a lavagem torna-se mais eficiente”, explica à AnaMaria.

Ou seja, o cabelo fica mais limpo, melhorando a remoção de sujeira e oleosidade, porque uma quantidade maior de produto tem contato com o couro cabeludo e não só a espuma. "Importante lembrar que isso não interfere na fórmula do shampoo, ou seja, ele não perde a eficácia quando é diluído", destaca Patrícia.

Quais os benefícios de diluir shampoo na água?

Segundo Karina Cade, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira da Dermatologia (SBD), diluir shampoo na água pode oferecer vários benefícios, tais como:

  1. Menos resíduos: ajuda a distribuir o produto de maneira mais uniforme, evitando acúmulo de resíduos no couro cabeludo;
  2. Economia de produto: pode tornar o shampoo mais econômico, já que você usa menos produto em cada lavagem;
  3. Suavidade: reduz a concentração de detergentes, tornando a limpeza mais suave, o que pode ser benéfico para cabelos sensíveis ou secos.

Tem uma proporção certa na hora de diluir shampoo na água?

Agora que você já sabe que a técnica de diluir shampoo na água é benéfica para todo e qualquer tipo de cabelo - já que não interfere na fórmula -, é provável que esteja pensando em adotar na sua rotina e se questionando sobre a proporção. Quanto de água? Quanto de shampoo?

"Não há uma proporção exata, mas uma recomendação comum é diluir uma parte de shampoo para três a quatro partes de água. Pode variar dependendo da espessura do cabelo, do tipo de shampoo e das preferências pessoais", orienta Karina.

Patrícia, por sua vez, recomenda que a diluição seja feita na hora de lavar o cabelo mesmo. "Uma cumbuca pequena pode ser utilizada, melhor que seja de cerâmica, mas se não tiver, pode ser de outro material como inox ou acrílico, sempre tomando cuidado para não escorregar, cair e quebrar. Não tem uma proporção exata, seria mais ou menos um a um, ou seja, uma medida de shampoo para outra igual de água, algo do tamanho de uma moeda mais ou menos, até que o produto fique bem fluído. Pode misturar com as mãos ou com o auxílio de um pincel e depois é só aplicar no couro cabeludo massageando e espalhando bem", diz.

Técnica de diluir shampoo na água é indicada para todos os tipos de cabelo
Técnica de diluir shampoo na água é indicada para todos os tipos de cabelo - Unsplash

Atenção: shampoo é só no couro cabeludo!

Na hora de lavar o cabelo, o ideal é que a aplicação de shampoo seja só no couro cabeludo mesmo. Ou seja, nada de aplicar e esfregar o produto no comprimento e nas pontas. A limpeza dos fios fica por conta da espuma.

"A recomendação é aplicar o shampoo no couro e esfregar com as pontas dos dedos, pois esta é a área que produz sebo, suor e odor. A espuma limpa, sim, no comprimento do cabelo, apenas o enxágue do shampoo é suficiente até para evitar o ressecamento das pontas", diz Patrícia.

Vale lembrar que, a quantidade de espuma não necessariamente interfere no resultado da lavagem. "A quantidade de espuma não é um indicador direto da eficácia da limpeza. Alguns shampoos fazem muita espuma, enquanto outros, especialmente os sem sulfatos, fazem menos espuma, mas ainda limpam. O mais importante é a formulação do shampoo e a forma como ele é utilizado", destaca Karina.

Diluir shampoo na água aumenta a quantidade de espuma, contribuindo com a eficácia da limpeza
Diluir shampoo na água aumenta a quantidade de espuma, contribuindo com a eficácia da limpeza - Unsplash

Leia mais:

O que é bom para deixar o couro cabeludo saudável? Saiba como evitar problemas

Além do shampoo e condicionador: como lavar o cabelo do jeito certo?