AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / AZUL EM ALTA

Maquiagem aquamarine e sombra azul: qual a relação e como usar?

A busca pela maquiagem aquamarine subiu mais de 100% no último ano, segundo o Pinterest, e conta com item essencial: a sombra azul - você sabe como usá-la?

Maquiagem aquamarine e sombra azul: qual a relação e como usar? - Reprodução/Pinterest
Maquiagem aquamarine e sombra azul: qual a relação e como usar? - Reprodução/Pinterest

Pode se preparar, porque é o azul que irá dominar a sua maquiagem nos próximos meses. É claro que algumas cores nunca deixarão de existir, como o clássico vermelho ou o marrom, que também está em alta, mas, segundo o Pinterest, é bom ficar de olho em um novo movimento no universo da beleza.

De acordo com o relatório fornecido pela plataforma mais aesthetic da internet, a pesquisa pelo termo "maquiagem aquamarine" subiu mais de 100% no terceiro trimestre de 2023. A procura por "sombra azul" também não ficou longe e os dados indicaram que o aumento foi mais de 65%. Mas, afinal, qual seria a relação entre os dois?

Para a maquiadora Ju Fraga, a maquiagem aquamarine nada mais é do que uma produção em tons de azul, que remonta desde a estreia da primeira Barbie, em 1959, até a maquiagem azul utilizada por Elizabeth Taylor ao interpretar a Cleópatra, em 1963: "Também marcou presença na arte, com a pintura de Andy Warhol, de 1964, com Marilyn Monroe de contrastantes pálpebras azuis e lábios vermelhos."

Com o passar do tempo, o azul apareceu em maquiagens de Kate Moss, Britney Spears e, até, Beyoncé. "Em um contexto mais atual, a sombra foi vista na série 'Euphoria', nos desfiles de alta costura e da New York Fashion Week deste ano", conta Ju. "No Met Gala 2024, não foi diferente e algumas celebridades usaram a cor como ponto de destaque para a maquiagem dos olhos", ela acrescenta.

Cansada? Conheça a tendência da maquiagem messy girl das redes sociais

Em quais áreas usar sombra azul?

Não importa como usar a maquiagem azul, a verdade é que a tendência nostálgica, forte em quase todas as décadas até então, está de volta e com mais alternativas do que nunca. A seguir, veja como aderir ao estilo com inspirações selecionadas por AnaMaria.

Esfumadas na pálpebra móvel toda

O olho esfumado faz parte da maioria das maquiagens. E não importa a cor, essa é uma opção que pode ser utilizada tanto em eventos diurnos quanto noturnos. A técnica começa na pálpebra móvel e em direção ao côncavo, trazendo destaque à região dos olhos.

maquiagem azul
Gigi Hadid, no Met Gala 2023, com a maquiagem azul esfumada nos olhos - Reprodução/Pinterest

Para quem não tem muita habilidade com a cor e tem receio da maquiagem ficar carregada, a maquiadora indica: "Sugiro começar com um tom mais escuro como delineador no canto externo do olho e, conforme for se habituando, usar em toda pálpebra móvel."

Sombra azul como delineador

A sombra azul como delineador é uma ótima opção para começar a incorporar a cor no dia a dia. Seja em gatinho ou aplicado embaixo dos olhos, o efeito é o mesmo.

maquiagem azul
Maquiagem azul com delineado - Reprodução/Pinterest

"Aplicada dessa forma, a cor não vai gritar tanto e nem agredir a maquiagem", explica a beauty specialist Priscilla Penteado. Ela complementa que, mesmo como um detalhe, o delineado pode trazer um grande destaque ao rosto.

Sombra azul invertida

maquiagem azul
Hailey Bieber usa maquiagem azul com sombra invertida

A sombra azul invertida, ao contrário dos outros estilos, é aplicada na linha d'água de forma esfumada e pode, até, substituir o uso do lápis de olho. Hailey Bieber é uma das celebridades que apareceram com a cor e, por consequência, fomentaram ainda mais a volta da maquiagem azul.

Leia também:

Primer, base, batom? Confira qual a ordem dos produtos na hora de maquiar

Asoka makeup? Saiba como reproduzir a trend indiana com milhões de visualizações