AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Entenda!

Estrias: quais são os tipos e por que é tão difícil tratá-las?

Presentes em diferentes tipos, as estrias necessitam de tratamentos específicos; Saiba mais!

Saiba o que são e como tratar as estrias - Freepik/Rawpixel.com
Saiba o que são e como tratar as estrias - Freepik/Rawpixel.com

Com diversas tonalidades e tamanhos, as estrias estão localizadas pelo corpo e afligem muitas mulheres. Isso porque o seu tratamento nem sempre é simples, mas por que é tão difícil se ver livre delas?AnaMaria te explica!

Geralmente, as estrias começam a surgir na adolescência - quando há um crescimento rápido, o chamado estirão da puberdade - e durante a gravidez com as mudanças físicas da gestação, como foi o caso de Bárbara Evans.

Em 2023, quando esperava gêmeos, fruto da relação com Gustavo Theodoro, a influenciadora digital, ao ser perguntada se teria medo de ficar com estrias na barriga, falou sobre a possibilidade. "Medo? Claro que não. Eu tenho medo de um parto prematuro. Quanto mais eles crescerem, e esticar essa barriga, melhor vai ser! Saúde em primeiro lugar! Questão de estética para mim é a última coisa que eu estou pensando agora. Depois eu resolvo tudo", disparou ela.

AFINAL, COMO SURGEM AS ESTRIAS?

A condição nada mais é do que o rompimento da pele decorrente do crescimento rápido. Ou seja, não dá tempo da pele acompanhar o crescimento, então, ela “rasga” as fibras de colágeno e elastina.

Assim, o ganho rápido de peso, por exemplo, pode ser um dos fatores que gera as marcas, que se tornam presentes também nos homens. No geral, elas são mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas.

TIPOS DE ESTRIAS

Presentes, principalmente, de duas formas, as estrias podem ser vermelhas ou brancas. Quando avermelhadas elas são tratadas mais facilmente por ainda apresentarem vasos sanguíneos e responderem melhor ao estímulo de colágeno, o que não acontece tão facilmente com as brancas.

Larissa Manoela não esconde as suas. A atriz demonstrou normalidade ao abordar o tema, ainda considerado tabu na sociedade. "Precisamos normalizar o fato do nosso corpo passar por mudanças e essas mudanças trazerem marcas. Marcas de evolução, das nossas curvas, das nossas fases", respondeu ela nos Stories do Instagram.

"Acho incrível a pergunta e o debate. Aliás, lido super bem com as minhas [estrias]... Olhem só elas aí", completou Larissa ao compartilhar uma foto sua de biquíni.

Larissa Manoela fala sobre suas estrias
Larissa Manoela fala sobre suas estrias
- Reprodução/Instagram

Por não serem todas iguais, as estrias merecem especificações em seu tratamento. Apesar de difícil, devido ao grau de complexidade para a recuperação das fibras de colágeno e elastina da pele, é possível sim reverter essa condição.

TRATAMENTO

Segundo a médica titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Juliana Kida iKino, tudo depende da quantidade de estrias, do local, se é recente ou antiga e varia entre utilização de laser, peeling e ácidos.

O cuidado e acompanhamento médico não pode ser deixado de lado, ainda mais quando produtos oferecem soluções milagrosas, visto que o tratamento varia de acordo com o tipo das estrias.

Virgínia Fonseca tem a pele descamada após tratamento de estrias e bronzeamento

Além disso, é importante se atentar à composição dos produtos. Durante a gestação, por exemplo, há contraindicação. “São usadas substâncias ácidas durante o tratamento e que não podem ser usadas no período da gravidez”, explica a médica.

A dermatologista ressalta que, após o tratamento, as estrias não retornam. “Às vezes, elas melhoram, nem sempre somem totalmente. O que acontece é que surgem novas estrias”, pontua a especialista.

Tendo em mente o tratamento, a prevenção das estrias se torna um cuidado importante. Para isso, a dermatologista recomenda manter sempre a pele hidratada e evitar o ganho de peso rápido, “quem tem uma tendência genética, as estrias vão aparecer”, afirma Juliana.

6 dicas simples que vão te ajudar a prevenir estrias