AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / SERÁ QUE É?

Pó translúcido rosa: por que é tão bom quanto o comum?

O pó translúcido rosa tem suas vantagens, mas será que é tão bom quanto aquele que já estamos acostumadas a usar? É isso que AnaMaria te mostra!

Pó translúcido rosa: por que é tão bom quanto o comum? - Divulgação/Boca Rosa
Pó translúcido rosa: por que é tão bom quanto o comum? - Divulgação/Boca Rosa

Após uma parceria de sucesso com a Payot, Bianca Andrade entra finalmente na carreira solo e inicia sua própria linha de maquiagem, chamada, é claro, de Boca Rosa, lançada oficialmente na última terça-feira (26). A nova fase de Bianca, porém, não aconteceu sem polêmicas.

Um dos exemplos mais marcantes foi a batalha que a empresária criou na internet entre o pó solto e o pó compacto - e não é para menos, já que a nova marca conta com o primeiro pó translúcido rosa compacto do mercado nacional.

O pó rosa solto já está disponível nas prateleiras há algum tempo e tem sido a aposta de vários outros nomes brasileiros, como Karen Bachini, Dapop e Quem disse, Berenice. Para a cosmetóloga, Camila Mendonça, o surgimento do produto nessa cor veio depois do "boom" do pó solto, quando as marcas começaram a investir na tendência de acabamento mais leve, que foi muito aceita pelos consumidores.

pó translúcido rosa
Karen Bachini lança pó translúcido rosa - Reprodução/Pinterest

No quesito desenvolvimento, ela explica que a diferença entre o pó rosa compacto e o solto continua sendo o processo de compactação, que proporcionará a propriedade ligante entre a matéria-prima. Já no rosto, o maquiador Emerson Damas destaca algumas características contrárias entre si.

"O pó compacto tem uma textura mais densa e é mais fácil de transportar, sendo ideal para retoques ao longo do dia. Já o pó solto é mais leve e fino, proporcionando um acabamento mais natural e suave, sendo perfeito para selar a maquiagem de maneira uniforme", afirma o especialista.

Ou seja, apesar de ambos serem translúcidos, o pó solto tende a dar um acabamento mais aveludado, enquanto o compacto, uma cobertura ligeiramente mais intensa. Já sabemos que a escolha entre os dois vai depender da necessidade e do efeito desejado e também que o Brasil possui ótimas opções - agora vem entender com AnaMaria as vantagens do pó translúcido rosa.

Você sabe o que é niacinamida? Descubra os efeitos desse ativo na pele!

Quais os benefícios do pó translúcido rosa?

A verdade é que o pó rosa possui as mesmas funções das demais cores, como matificar a pele. Sua principal vantagem, porém, é se dar melhor com peles mais escuras. "O pó branco na pele negra pode deixá-la acinzentada, então, nesse caso, o rosa pode ser a melhor opção", informa Camila.

Isso acontece, pois, devido a concentração de pigmentos em tamanhos menores, o resultado acaba quase que invisível. Mesmo sem acrescentar cor, a experiência não é unânime e ainda pode haver casos em que o produto acinzenta peles negras.

A maquiadora Letícia Gomes concorda e adiciona que, em peles mais escuras, funciona para iluminar áreas estratégicas do rosto, como abaixo dos olhos e no centro da testa, sem deixar um resíduo esbranquiçado.

Além de selar a maquiagem e controlar a oleosidade, o pó translúcido rosa, diferente dos tradicionais, adiciona um sutil brilho rosado. "É uma excelente opção para quem busca um efeito luminoso sem adicionar muita cor ou cobertura à maquiagem", diz Emerson.

Mas é suja? Conheça a tendência da maquiagem messy girl das redes sociais

Como aplicar o pó translúcido rosa?

Mas não se engane! Apesar das vantagens, o pó translúcido rosa ainda pode deixar a desejar, caso a aplicação não for feita da forma correta. Para um acabamento impecável, Letícia indica o uso de um pincel fofo e grande para uma aplicação leve e uniforme.

"Aplique uma pequena quantidade de pó no pincel, retire o excesso e aplique suavemente no rosto, depositando o produto com pequenas batidinhas, concentrando-se nas áreas que tendem a ficar mais oleosas, como a zona T (testa, nariz e queixo)", ela ensina.

Para retoques ao longo do dia, a indicação é o uso de uma esponja para garantir uma fixação ainda maior. "Não se esqueça de tomar cuidado para não criar qualquer acúmulo de produto", ela alerta. As dicas, segundo a especialista, ainda podem depender do tipo de pele em que o pó será aplicado.

  • Pele seca: Use o pó com moderação para evitar ressecar ainda mais a pele e não ficar com aspecto craquelado. Aplique apenas nas áreas que precisam de mais fixação, como abaixo dos olhos e na zona T. Lembre-se de hidratar bem a pele antes da maquiagem;
  • Pele oleosa: Aplique o pó em todo o rosto para controlar a oleosidade e garantir que a maquiagem dure mais tempo. Aplique com esponja pra uma maior fixação e um acabamento mais matte. Prefira uma camada mais generosa nas áreas mais oleosas e considere reaplicar ao longo do dia, se necessário;
  • Pele mista: Concentre o pó nas áreas oleosas, como a zona T, e aplique uma quantidade menor nas áreas mais secas. Podendo intercalar com pincel e esponja. Isso ajudará a manter um equilíbrio, controlando a oleosidade sem ressecar demais as partes já secas do rosto.

Leia também:

Primer, base, batom? Confira qual a ordem dos produtos na hora de maquiar

Cores e iluminadores: Fabi Gomes ensina dicas de maquiagem para pele madura