AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Alimentação

Vida saudável: veja 6 motivos para visitar um nutricionista

Muito além de perder peso, a consulta pode ajudar a manter a vida saudável

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 24/09/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja 6 motivos para visitar um nutricionista. - Unsplash
Veja 6 motivos para visitar um nutricionista. - Unsplash

Frequentemente, os profissionais de nutrição são erroneamente associados apenas como ‘auxiliares’ para a perda e ganho de massa muscular. Todavia, a atuação dos nutricionistas vai muito além do controle da massa corporal. Confira seis motivos para consultar um especialista e garantir que a sua saúde esteja em dia.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

A deficiência de nutrientes como a vitamina D, ferro e zinco, dentre outros, causa anemia - uma doença mais comum do que se imagina. Alguns dos sintomas são fraqueza, sonolência, tontura, palidez e cansaço generalizado.

Muitas pessoas não têm o costume de realizar exames de rotina para consultar como estão seus nutrientes, que são como combustíveis para o corpo, todavia, isso é essencial para o funcionamento do organismo.

De acordo com a nutricionista Dani Borges, a anemia é quadro clínico muito comum, e que pode causar
danos severos ao corpo e qualidade de vida quando não tratada. Uma dieta desequilibrada, cirurgias, perda expressiva de sangue e também a predominância de consumo de alimentos processados, são fatores de risco que podem desencadear essa doença.

BOAS NOITES DE SONO

O nutricionista também irá fazer com que as suas noites de sono estejam reguladas. Isso porque ele saberá orientar quais nutrientes são capazes de facilitar a hora de dormir, quais horários são mais indicados para fazer as refeições e não atrapalhar na higiene do sono e, por fim, como manter a rotina noturna leve e sem interrupções devido à fome.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Que tal cuidar da sua dieta antes que ela custe um problema de saúde? Reeducação alimentar é o ato de modificar hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Essa prática visa solucionar doenças, emagrecer ou até mesmo evitar o ‘efeito sanfona’, que consiste em perda e ganho de peso recorrentes.

PLANO ALIMENTAR PERSONALIZADO

Na consulta, você irá contar ao nutricionista como é a sua vida para, assim, obter um plano alimentar desenvolvido especialmente para você: “o mais importante de tudo é que, durante a consulta, o nutricionista monte uma dieta especializada conforme as particularidades do paciente, considerando a sua rotina, disponibilidade e preferências alimentares. Assim, essa pessoa irá de fato
seguir essa dieta”, informa a especialista.

ALTERAÇÃO BRUSCA NA DIETA

Se você optou por se tornar vegetariano, vegano ou deve adotar uma dieta restritiva por condições de saúde, como a doença celíaca que exige excluir o glúten da dieta, por exemplo, busque um nutricionista:
“Alterações radicais na dieta devem ser acompanhadas por um especialista em nutrição para evitar
um déficit nutricional (anemia) e para elaborar um cardápio diário capaz de suprir de forma saudável as necessidades do corpo do paciente”, adverte a profissional.

SUPLEMENTAÇÃO E TREINOS RIGOROSOS

Consumir suplementos por conta própria pode ser altamente prejudicial à saúde, podendo desencadear uma série de problemas, como arritmia cardíaca, alteração da pressão arterial, insônia,
sonolência e até mesmo ansiedade. Antes de prescrever a suplementação, o nutricionista também irá consultar o histórico de saúde do indivíduo. “A maltodextrina, por exemplo, é muito utilizada. Entretanto, é contraindicada para quem tem diabetes”, afirma Dani.

ATENÇÃO: Consciência alimentar As mudanças alimentares apoiadas pelo acompanhamento de um nutricionista beneficiam não somente o seu corpo como também o meio ambiente.

As trocas propostas pelo profissional podem te ajudar a contribuir com a redução de impactos no planeta e garantir saúde e bem-estar para si mesmo e para as demais gerações.