E-commerce já faz parte da rotina dos brasileiros e é uma alternativa para evitar aglomerações
O Natal é a época do ano em que os consumidores costumam ir ao mercado comprar presentes e itens de decoração. Neste período, lojas e shoppings ficam lotadas de pessoas à procura dos melhores preços e descontos. No entanto, com o avanço tecnológico, as compras pela internet tornaram-se um método vantajoso para quem prefere evitar aglomerações e opta pelo conforto.
“O hábito de comprar pela internet está cada vez mais comum e, de acordo com uma pesquisa recente da Deloitte, mais de 51% dos clientes realizam suas compras de forma on-line pela praticidade”, pontua Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais. “A pandemia deu um impulso ainda maior para o consumo on-line, que já vinha crescendo e provou que veio para ficar”, complementa o especialista.
Pensando nisso, Rodrigo Garcia listou 4 provas de que é mais vantajoso realizar suas compras via e-commerce. Veja!
Osmarketplaces – que agregam diversos vendedores – possuem um leque bastante amplo de produtos e, com a correria do dia a dia, fica mais fácil procurar pelo item imaginado do que no varejo físico. “Com um celular ou notebook em mãos, o consumidor consegue realizar a transação em minutos. Tudo fica mais prático, desde a comparação de preços até os modelos ao pagamento”, comenta Rodrigo Garcia.
Muitos brasileiros vão à rua neste mês de dezembro, com foco em comprar presentes e decorações. Porém, nem sempre essa é a opção mais prática e mais confortável. Sobre o e-commerce, “além de evitar filas e aglomerações nas lojas nesta temporada, o comprador adquire todos os produtos que deseja diretamente da sua casa, sem precisar se deslocar até uma loja física”, aconselha o diretor-executivo.
O custo-benefício em compras on-line também costuma ser melhor, pois ocomparativo de preços é mais fácil. Também é comum as plataformas de e-commerce disponibilizarem cupons de desconto. “Além das ofertas, os marketplaces possuem programas de fidelidade […]”, diz o profissional.
Em lojas físicas, até hoje ainda existem comércios que só aceitam pagamentos em dinheiro, débito ou limitam as opções de meios de pagamento. No entanto, quando se trata dos marketplaces, o consumidor tem à disposição diversos meios de realizar sua compra, o que facilita sua vida e aumenta a credibilidade do estabelecimento.
“Hoje em dia, há diversas formas de pagamento para ajudar os compradores, desde o pagamento via cartão de crédito até o PIX. Os consumidores podem optar pela melhor forma de realizar suas compras, dentro da sua realidade. Uma outra vantagem que as compras on-line oferecem é o programa de cashback, no qual determinada porcentagem do valor do produto retorna para o cliente […]”, finaliza Rodrigo Garcia.
Por Isabela Rocha