AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Dinheiro

6 cuidados essenciais para comprar durante a Black Friday

Ao adotar práticas de segurança, os consumidores podem reduzir os riscos de fraudes

Da redação Publicado em 18/11/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja dicas valiosas do especialista para evitar fraudes durante a Black Friday. - Unsplash
Veja dicas valiosas do especialista para evitar fraudes durante a Black Friday. - Unsplash

À medida que a Black Friday se aproxima, os consumidores começam a ficar ansiosos por ofertas irresistíveis. No entanto, é fundamental que os compradores estejam cientes dos possíveis riscos e tomem precauções para garantir uma experiência de compra segura e satisfatória.

De acordo com Nelson Rosamilha, coordenador de MBA em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Negócios da Trevisan Escola de Negócios, é importante prevenir fraudes por várias razões como impactos financeiros, comprometimento da privacidade de seus dados e até mesmo resultando em problemas legais.

Em parceria com o especialista, AnaMaria Digital separou algumas dicas valiosas para evitar fraudes durante a Black Friday. Confira!

1. Desconfie quando o preço do produto ou serviço é muito abaixo do praticado pelo mercado

Cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Se o preço de um produto estiver significativamente abaixo do praticado pelo mercado, é prudente questionar a autenticidade da oferta.

2. Procure saber a reputação da empresa em sites, a exemplo do Reclame Aqui, antes de comprar

Antes de efetuar qualquer compra, pesquise a reputação da empresa em sites de avaliação. Opiniões de outros consumidores podem fornecer insights valiosos sobre a confiabilidade e o atendimento ao cliente da empresa.

3. Desconfie de Ofertas "Incríveis" e "Leilões Oficiais"

Ao receber ofertas que parecem extraordinárias ou convites para "leilões oficiais", não entre imediatamente. Antes, siga os passos 2 e 4 para garantir que a oferta seja legítima.

4. Nunca clique em links de e-mails de promoções.

Ao ler a mensagem, siga diretamente ao site da empresa.

5. Nas redes sociais existem muitas fraudes com a utilização do logo do fornecedor redirecionando você para sites falsos.

Neste caso, siga o passo 2: Nas redes sociais, as fraudes são comuns, com empresas falsas utilizando logotipos de marcas confiáveis para enganar os consumidores.

6. Jamais aceite ofertas por Whatsapp ou ligação telefônica qualquer que seja.

Sempre vá para o passo 2 e 4: Nunca aceite ofertas por meio de mensagens no WhatsApp ou ligações telefônicas sem antes verificar a autenticidade da oferta e realizar uma transação segura.

Ao seguir essas orientações, os consumidores podem minimizar os riscos de fraudes e desfrutar a Black Friday com confiança. Lembre-se de que a vigilância é a chave para uma experiência de compra segura e bem-sucedida.