Ao adotar práticas de segurança, os consumidores podem reduzir os riscos de fraudes
À medida que a Black Friday se aproxima, os consumidores começam a ficar ansiosos por ofertas irresistíveis. No entanto, é fundamental que os compradores estejam cientes dos possíveis riscos e tomem precauções para garantir uma experiência de compra segura e satisfatória.
De acordo com Nelson Rosamilha, coordenador de MBA em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Negócios da Trevisan Escola de Negócios, é importante prevenir fraudes por várias razões como impactos financeiros, comprometimento da privacidade de seus dados e até mesmo resultando em problemas legais.
Em parceria com o especialista, AnaMaria Digital separou algumas dicas valiosas para evitar fraudes durante a Black Friday. Confira!
Cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Se o preço de um produto estiver significativamente abaixo do praticado pelo mercado, é prudente questionar a autenticidade da oferta.
Antes de efetuar qualquer compra, pesquise a reputação da empresa em sites de avaliação. Opiniões de outros consumidores podem fornecer insights valiosos sobre a confiabilidade e o atendimento ao cliente da empresa.
Ao receber ofertas que parecem extraordinárias ou convites para "leilões oficiais", não entre imediatamente. Antes, siga os passos 2 e 4 para garantir que a oferta seja legítima.
Ao ler a mensagem, siga diretamente ao site da empresa.
Neste caso, siga o passo 2: Nas redes sociais, as fraudes são comuns, com empresas falsas utilizando logotipos de marcas confiáveis para enganar os consumidores.
Sempre vá para o passo 2 e 4: Nunca aceite ofertas por meio de mensagens no WhatsApp ou ligações telefônicas sem antes verificar a autenticidade da oferta e realizar uma transação segura.
Ao seguir essas orientações, os consumidores podem minimizar os riscos de fraudes e desfrutar a Black Friday com confiança. Lembre-se de que a vigilância é a chave para uma experiência de compra segura e bem-sucedida.