AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / CONFIRA!

Carnaval 2024: Vai curtir os bloquinhos? Confira dicas para proteger o celular

Senhas fortes, bloqueio automático de tela, seguros e mais: veja as recomendações de um especialista em segurança digital

Senhas fortes, bloqueio automático de tela e seguros garantem a folia sem prejuízos financeiros - Quinten De Graaf │Unsplash
Senhas fortes, bloqueio automático de tela e seguros garantem a folia sem prejuízos financeiros - Quinten De Graaf │Unsplash

O Carnaval é uma das maiores festas do Brasil, e com a aproximação da data, fica difícil resistir ao clima de folia e a grande oferta de bloquinhos de rua. Contudo, é importante que os foliões tomem algumas medidas de segurança, principalmente em relação à proteção de dados e furtos de celulares. Os números são preocupantes. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, mais de 500 mil aparelhos foram roubados e 490 mil furtados no país, totalizando quase 1 milhão de incidentes registrados. A cidade de São Paulo liderou o ranking, com 346,5 mil casos.

Em dezembro de 2023, o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro, que possibilita o bloqueio dos dispositivos subtraídos através do IMEI, que se trata de um número de identificação global e único para cada telefone móvel. Além de baixar o app, outras ações podem ajudar a garantir a segurança durante os festejos. 

A AnaMaria digital trouxe uma série de dicas do especialista em cibersegurança e fundador do Grupo EXA, empresa de tecnologia e soluções de segurança digital, Alberto Leite. Confira a seguir: 

SENHAS FORTES E BIOMETRIA

Proteja o acesso ao seu dispositivo com senhas fortes, PINs ou padrões. Se possível, ative a autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial, dificultando os acessos não autorizados.

AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES 

Esse é um método de segurança para o gerenciamento de identidade e acesso que exige duas formas de identificação. Segundo Alberto, a alternativa adiciona uma camada extra de proteção.

BLOQUEIO AUTOMÁTICO DE TELA

Configure a ferramenta do dispositivo para que ele seja bloqueado automaticamente após um curto período de inatividade. Isso evita acessos não autorizados em aplicativos bancários e protege as informações pessoais, como documentos e WhatsApp. 

SEGURANÇA BANCÁRIA 

Muitos golpes financeiros são realizados durante o Carnaval, entre os principais, estão as transferências via Pix, realizadas por meio de aplicativos de celulares roubados ou furtados. 

O especialista indica o uso do aplicativo Proteção Pix, desenvolvido pelo Grupo EXA. Em sua versão gratuita, o app captura imagens de quem cometeu o crime através da câmera frontal e permite o rastreamento em tempo real do aparelho.

Levar dinheiro em espécie, em uma quantia limitada, pode ser uma boa ideia. Além disso, ajuste o limite do cartão de crédito para evitar maiores prejuízos em caso de fraude. Prefira estabelecimentos conhecidos e tenha atenção na hora de pagar: jamais entregue o cartão nas mãos dos vendedores ambulantes. Certifique-se de que o sistema operacional e todas as aplicações instaladas estejam sempre em dia. As atualizações geralmente incluem correções de segurança importantes.

CELULAR PROTEGIDO

Mantenha o celular à vista ou em mãos, mas nunca exposto. Deixe o aparelho protegido em pochetes e bolsas que estejam sempre à frente do corpo. Os cordões que prendem o telefone móvel ao pescoço, como aqueles usados em crachás, são uma boa alternativa para curtir o festejo com mais segurança. 

MEU CELULAR ROUBADO, E AGORA? 

Nesses casos, agir rapidamente pode evitar um grande prejuízo financeiro. O primeiro passo é avisar as instituições financeiras, para reduzir os danos causados pelo incidente. Certifique-se de, antes de sair de casa, instalar o aplicativo do governo ‘Celular Seguro’, para bloqueio do dispositivo em caso de roubo ou furto. Além disso, é essencial fazer um boletim de ocorrência e deslogar de todas as redes sociais.