AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Exclusivas / Copa

Copa do Mundo: confira 5 curiosidades sobre o Catar, país-sede da competição

5 curiosidades do Catar: saiba mais sobre a cultura do país-sede da Copa do Mundo

Marina Borges

por Marina Borges

mborges_colab@caras.com.br

Publicado em 18/11/2022, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 5 curiosidades sobre o Catar, país-sede da Copa do Mundo - Freepik/Kerfin7
Confira 5 curiosidades sobre o Catar, país-sede da Copa do Mundo - Freepik/Kerfin7

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, um país situado no Oriente Médio irá sediar essa importante competição esportiva. O Catar fica localizado na península arábica, na Ásia Continental, e conta com apenas 2,7 milhões de habitantes, de maioria estrangeira. Desde que foi anunciado como sede da Copa, porém, o país está na mira por conta de sua cultura um tanto quanto diferente da que conhecemos.

Para se ter ideia, o simples ato de beber uma cerveja durante uma partida de futebol — algo bastante normal para nós —, é proibido em quase todo o Catar. Inclusive, a família real do país decidiu vetar a venda de cerveja no entorno dos estádios, que havia sido anunciada pelo Comitê Organizador da competição.

Tendo isso em vista, o que podemos esperar do evento? Para você ficar por dentro da cultura local, AnaMaria Digital separou uma lista de curiosidades sobre o país. Confira!

1. É UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO

Apesar de muitos acreditarem que o Catar é o país mais rico do mundo, essa informação não é verdadeira. Segundo a Global Finance, Luxemburgo carrega esse título, e o país-sede da Copa do Mundo ocupa a quarta posição do ranking, contando com um PIB um tanto quanto expressivo —- alcançando 179,6 bilhões de dólares em 2021. Vale mencionar que grande parte dessa riqueza é proveniente da exportação de petróleo e gás natural.

2. É O MENOR PAÍS A SEDIAR UMA COPA DO MUNDO

Esta é a primeira vez que um país situado no Oriente Médio sediará uma Copa do Mundo. Com 2,7 milhões de habitantes e uma extensão territorial equivalente à metade do estado de Sergipe — menor estado do Brasil —, o Catar é o menor país a receber a competição mais importante do futebol.

3. NADA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

E a cerveja? Essa é uma questão um tanto quanto válida para os torcedores que estão indo acompanhar pessoalmente o Mundial no Catar. Isso porque o país tem grandes restrições para o consumo de bebidas alcoólicas, sendo estas proibidas em quase todo o território catariano. Apenas alguns hotéis internacionais e clubes licenciados possuem permissão para vendê-las.

Tomar uma cerveja no estádio, por exemplo, não será permitido durante a Copa. Além disso, quem quiser consumir a bebida por lá terá que desembolsar um alto valor, pois o Catar terá a cerveja mais cara da história da competição. Um copo de 500 ml será vendido por cerca de R$ 76, e os torcedores serão limitados a consumir até quatro copos da bebida, a fim de se evitar excessos.

4. CONTROVERSAS

Recebendo diversas acusações de corrupção e desrespeito aos direitos humanos, o Catar é considerado um país controverso para realizar o Mundial. A decisão vem sendo muito criticada desde o seu anúncio, especialmente quando o assunto é o tratamento dado aos trabalhadores migrantes, que representam a maioria dos habitantes do país.

Além disso, é proibido ser LGBTQIA+ no Catar, fato que gerou imensa insatisfação ao redor do mundo. Isso porque um torneio deste porte ser realizado em um local tão atrasado em relação aos direitos humanos significa um retrocesso na luta de muitas causas. Os organizadores da competição, porém, se pronunciaram dizendo que todos os torcedores, independentemente de orientação sexual ou origem, são bem-vindos no país durante a Copa do Mundo.

5. ESTÁDIO “DESMONTÁVEL”

Stadium 974
Foto: Reprodução/Internet

O Catar construiu um estádio que será desmontado após a Copa do Mundo — o 974 Stadium. Inclusive, ele será palco do jogo entre Brasil e Suíça, que ocorrerá ainda na fase de grupos da competição. Construído com contêineres e módulos de aço, o local é desmontável e poderá dar origem a estádios menores ou até mesmo um igual em outro lugar.

Vale mencionar que a Copa do Mundo tem início no próximo domingo (20) com o duelo entre Catar x Equador, às 13h. A Seleção Brasileira, por sua vez, faz sua estreia na competição na próxima quinta-feira (24) diante da Sérvia, às 16h.