AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Cão cidadão

Como manter o pet entretido no frio? Veja dicas

Veja dicas de como manter o pet entretido no frio

Da Redação Publicado em 03/08/2019, às 16h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ficar uma temporada sem exercícios e entretenimento pode gerar problemas de saúde físicos e mentais - Banco de Imagem/Shutterstock
Ficar uma temporada sem exercícios e entretenimento pode gerar problemas de saúde físicos e mentais - Banco de Imagem/Shutterstock

Nos dias mais frios, a vontade de ficar em casa debaixo das cobertas é grande. Porém, não podemos esquecer que os pets têm algumas necessidades básicas, como o gasto de energia diário. 

Atividade física tem como objetivo, além da manutenção do peso corporal, promover interação social, desenvolver habilidades e divertir. Ou seja, ficar uma temporada sem exercícios e entretenimento pode gerar problemas de saúde físicos e mentais.

Mas como proporcionar diversão a ele nesse período? Isso pode exigir um pouco de criatividade, porém, é possível! Para começar, proporcione enriquecimento ambiental (EA) para deixar a casa mais interessante. 

Já falamos sobre ele aqui, mas é sempre bom lembrar: o EA estimula o animal de várias maneiras. Veja alguns exemplos de brinquedos interativos: garrafas pet furadas com petiscos ou ração dentro, rolo de papelão com petiscos dentro, caixas de papelão, coco natural (vazio), ossinhos naturais ou de náilon duro etc. 

Além disso, podemos entreter o animalzinho com adestramento, realizando alguns comandos. Os pets adoram estar em comunicação conosco, então, essa será uma atividade que vai intensificar ainda mais a relação com o tutor. 

Outra dica é levar o amigo de quatro patas para brincar com outro animal. Isso é possível em hoteizinhos, daycare ou, até mesmo, dentro de casa. Caso esteja muito frio e essa brincadeira for acontecer em uma praça ou quintal, lembre-se de agasalhar o seu bichinho. 

A boa e velha brincadeira de bolinha com os cães nunca falha, principalmente se o seu for maluco por perseguir objetos. Isso vale para os gatos, utilizando o Flying Cat, por exemplo. 

Essas atividades podem fazer o seu animalzinho se cansar rápido, diminuindo o tempo de ócio e a probabilidade de ele adquirir problemas dentro de casa. 

Apesar das várias opções de como entreter o pet, pode ser que ele queira mesmo é um momento coladinho para fugir da baixa temperatura. Então, dê a ele um lugarzinho perto de você, onde se sinta acolhido e seguro do frio.

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.