AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Educação

Entenda como a leitura pode ajudar no processo de crescimento das crianças

Obras que estimulam atividades artísticas e sensoriais, são boas opções de leitura para as férias da garotada

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Incentivar os pequenos a ler é fundamental para o processo de crescimento - PublicDomainPictures / Pixabay
Incentivar os pequenos a ler é fundamental para o processo de crescimento - PublicDomainPictures / Pixabay

Com as férias escolares, é grande o desafio dos pais para transformar os dias sem muitas atividades em um período de muita diversão e aprendizado. Apesar de parecer um momento desafiador, as férias do meio do ano podem contribuir para a manutenção do bem-estar e o desenvolvimento das crianças. 

Incentivar os pequenos a ler e ter essa prática é fundamental para o processo de crescimento. A leitura ajuda na comunicação e na compreensão de palavras na infância, além de colaborar para despertar a criatividade. 

Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores, explica que as férias são um período de descanso e diversão, em que os livros devem ser colocados como grandes amigos das crianças: “Mesmo viajando, passando uns dias na casa dos avós e até mesmo em casa, é possível garantir o entretenimento e o lazer”. 

MELHOR RENDIMENTO ESCOLAR

Estudo da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, mostra que jovens que leem livros durante as férias têm um rendimento escolar superior, se comparado com os que não leem. Um grupo de 852 alunos da primeira e segunda série foram selecionados para escolherem livremente um dos 600 livros disponíveis para leitura. Enquanto isso, outras 478 crianças não receberam livros. Para elas, foram distribuídos quebra-cabeças e atividades livres. Depois das avaliações, os alunos que receberam os livros tiveram um rendimento escolar geral maior do que os alunos que não leram.

SEJA PACIENTE

Ler precisa ser um hábito e deve ser construído e reforçado – o que leva tempo e dedicação. Por isso, obrigar a criança a ler vai fazê-la entender a atividade como uma coisa chata, o que consequentemente passará a ser evitada sempre que possível. O ideal é criar momentos de lazer, preferencialmente em conjunto, para que a família aproveite da melhor maneira possível, divirta-se e faça dos livros (ou outros suportes) bons aliados de diversão. Quando ler passa a ser entretenimento, as crianças incluem isso no dia a dia (ou, ao menos, alguns dias da semana) e até mesmo nas férias, assim como fazem com os games ou brincadeiras de rua.