AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Etiqueta

Festa de casamento: exigir que o convidado pague pelo consumo é aceitável?

Australiana fez uma série de exigências ao entregar o convite de seu casamento; especialistas respondem se é educado

Por Marcela Del Nero Publicado em 30/10/2018, às 15h18 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira as repostas de especialistas sobre o assunto! - Shutterstock
Confira as repostas de especialistas sobre o assunto! - Shutterstock

Uma noiva, moradora de Melbourne (Austrália) surpreendeu seus convidados na hora de entregar o convite da cerimônia de seu casamento. Junto veio uma lista de exigências, o que incluia a informação de que a pessoa seria a responsável por pagar a própria refeição na festa. Além do valor gasto com o presente, sairia US$ 40 por pessoa, ou algo em torno de R$ 148 na cotação desta terça-feira (30).

Mas será que isso é educado? Para tirar essa e outras dúvidas, AnaMaria conversou com Giovana Dualibe e Rui Mota Pinto, ambos da Belief Wedding Planners, sobre questões que são aceitáveis, ou não, na hora de você organizar a sua própria festa. Confira!

1 - É ok exigir que os convidados paguem por sua própria alimentação durante o casamento?
Este era um dos requisitos polêmicos exigidos pela noiva australiana. Segundo Giovanna, em alguns países do mundo, como Estados Unidos, isso pode acontecer. No entanto, é fundamental deixar isso bem claro para que o convidado possa se programar. Já Rui não concorda com a exigência, por achar que não é uma atitude educada. "Normalmente, dividimos a conta em um encontro casual, com amigos e família. Mas quando se trata de um casamento, onde convidamos as pessoas, o ideal é que os anfitriões paguem por isso", diz.

2 - Tudo bem pedir para que os convidados não usem nenhum tipo de tecnologia durante a celebração?
Este era outro pedido do casal de Melbourne, alegando que disponibilizariam todas as imagens para os convidados após a cerimônia. Os dois especialistas até acreditam que um casamento “offline” é uma boa pedida, mas tenha cuidado na hora de impor isso. Manter a diversão e não ser agressivo é o ideal. “Tenha em mente que qualquer coisa que eles sejam "obrigados" a fazer não será muito agradável", afirma Giovanna. "Assim, disponibilize outras alternativas e leve esses pedidos de maneira informal.”

3 - Determinar uma paleta de cores para as roupas dos convidados, de acordo com o tema, é aceitável?
Sim, desde que seja algo avisado com antecedência, aconselham os especialistas. É necessário levar em consideração que isso pode fazer seus convidados gastarem mais dinheiro, ou até mesmo se recusarem a participar da celebração. A noiva exigente, por exemplo, pensou no clima quente do local do casamento e optou por pedir para todos usarem roupas leves em vez de ternos e vestidos pesados. 

4 - Tudo bem pedir doações para a lua de mel e não os tradicionais presentes?
De acordo com os planejadores de casamentos, não existe problema algum em pedir doações no lugar de presentes. Muitos casais, inclusive, já moram juntos antes de oficializarem a união, e acabam tendo a casa montada. Neste caso, o conselho de Giovana é usar as cotas de forma criativa. “Para que a pessoa sinta que está realmente participando, vale a pena sugerir compras de passeios, destinos e pratos típicos durante a viagem do casal.” 

5 - Ser exigente com o horário e atrasos é comum? Qual a importância disso?
A noiva australiana, por exemplo, queria usar a luz por volta das 18h para conseguir belas fotos com o pôr do sol ao fundo. Por isso, exigiu que todos os convidados fossem pontuais ao extremo. Para Giovana, atrasos nunca são legais e o melhor é que nem aconteçam. “Parto sempre do princípio que precisamos honrar as pessoas pontuais”, afirma. Já para Rui, alguns minutos são permitidos, especialmente por quem aguarda a noiva entrar na igreja. "É quase uma tradição", diz.