AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pergunte ao especialista: ''Como deve ser a rotina do meu cachorro no Verão?''

Dê preferência aos horários em que o sol não esteja forte

Da Redação Publicado em 02/02/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eles precisam refrescar do calor também - iStock
Eles precisam refrescar do calor também - iStock

Os cães comem menos nos dias mais quentes porque, assim como nós, eles têm menos disposição para fazer as atividades. Mas devemos estar atentos, pois a perda líquida é muito maior.

Portanto, garanta água limpa e fresca ao longo de todo o dia. Com relação à alimentação, ofereça a ração nos horários mais frescos e misture um pouco de alimentos úmidos (latinhas e sachês) para melhorar o sabor e ficar mais prazeroso. 

Para a ração não estragar, guarde-a sempre num local seco e ventilado. E sirva-a na hora em que o pet for comer mesmo. Não é legal deixá-la à disposição o dia todo. Trinta minutos é tempo mais do que suficiente para seu animal comer com calma.

Vai passear com o amigão? Dê preferência aos horários em que o sol não esteja forte, como o início da manhã e o final da tarde. Para ter certeza de que está tudo bem, pressione sua mão por alguns segundos contra o solo. Se estiver suportável para você, estará seguro para seu cachorro.

Por fim, para ajudar a refrescar, mantenha seu amigo sempre com o pelo tosado e, para protegê-lo do sol, passe protetor solar (pra pet) nele sempre que forem sair de casa.

SILVIO COURA XAVIER, professor do curso de Medicina Veterinária da Newton Paiva