AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vem 2019: dicas para seu filho se concentrar e estudar

Avise que o computador vale só para dar suporte em pesquisa

Da Redação Publicado em 31/12/2018, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É preciso organizar os estudos de seu filho - iStock
É preciso organizar os estudos de seu filho - iStock

Ainda estamos no meio das férias escolares de verão, mas sabemos que, se tem algo que aterroriza muitos pais, é quando a escola recomeça. E, quando tudo começa a funcionar já no início do ano escolar, mais fácil ficar chegar ao final dele.

Por isso, AnaMaria separou algumas dicas que podem auxiliar na concentração dos estudos. De acordo com Deborah Moss, neuropsicóloga especialista em comportamento e desenvolvimento infantil, o ideal é não deixar acumular matéria.

"Dividir o estudo entre alguns dias antes da prova ajuda o aluno a dar atenção especial aos assuntos que tem mais dificuldade, reservando mais tempo para revisar as partes em que já apresenta melhor entendimento", ressalta.

TRABALHO DURO
Também é importante manter as lições de casa sempre atualizadas (uma boa maneira de se apropriar do conteúdo aos poucos). "Tendo mais tempo para estudar, ele conseguirá elucidar as dúvidas com professores e colegas da sala", diz. 

E essa dica é valiosa, pois o nosso cérebro tem um limite de tempo para se manter focado. " Aquela história de o aluno varar a noite estudando o faz correr o risco de passar horas debruçado em livros e cadernos e, no fim, não render quase nada.

Outra dica é o horário do dia que o estudante se propõe a estudar. "É importante que ele esteja descansado e alimentado, além de ser no momento do dia que ele rende mais", ressalta. 

PAUSA ESPERTA
Quando perceber que está começando a dispersar, é preciso fazer uma pausa e, depois, retomar de onde parou. O ambiente também deve estar de acordo para a concentração. 

"Escolha um cômodo da sua casa que seja tranquilo, iluminado, organizado e sem estímulos que possam desviar a atenção, como equipamentos eletrônicos. Televisão, celular e até micro-ondas e geladeira podem tirar o foco do estudo", diz.

Vale usar o computador apenas como suporte de pesquisa. "É muito tentador estudar em grupo, mas o ideal é fazer essa tarefa sozinho para não desviar o foco", avalia.