AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / SAÚDE

Assim como Faustão, Mussum também teve prioridade na fila de transplante de coração

Humorista, no entanto, sofreu uma grave infecção e não resistiu

Da redação Publicado em 28/08/2023, às 09h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum morreu aos 53 anos - Globo
Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum morreu aos 53 anos - Globo

Assim como o apresentador Faustão, Mussum também teve prioridade na fila de transplante de coração. Ele ficou internado por cinco dias com o quadro de insuficiência cardíaca até receber o novo órgão, mas não resistiu e morreu por causa de uma infecção. Relembre a seguir!

Integrante do grupo 'Os Trapalhões', Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, foi internado no início de julho de 1994 no Hospital Pró-cardíaco, no Rio de Janeiro, com o quadro de insuficiência cardíaca grave, causada por uma miocardiopatia dilatada, condição em que o coração aumenta o tamanho e não exerce as funções de forma adequada.

Pouco depois, no dia 7 de julho, ele foi transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP), para realizar um transplante de coração. Sem o órgão, o humorista teria um tempo de vida de até seis meses.

Foi apenas cinco dias depois que Mussum passou pelo procedimento e recebeu um novo coração. A cirurgia ocorreu bem, de modo que não houve rejeição aguda - a mais perigosa nos primeiros dias. Com o sucesso da fase inicial, ele passou a tomar três tipos de remédios para evitar a rejeição do órgão.

As medicações, no entanto, causaram uma queda da resistência às infecções e o comediante teve que ficar em isolamento por alguns dias. O problema é que o humorista começou a apresentar problemas, como o acúmulo de coágulos sanguíneos no tórax.

Por isso, Mussum teve que encarar uma nova cirurgia. No dia 22 de julho, dez dias após o transplante, ele estava com uma infecção grave no pulmão. Em 29 de julho, o humorista morreu aos 53 anos.

FAUSTO SILVA

Faustão, aos 73 anos, também passou por um transplante de coração. O apresentador foi internado no início de agosto com insuficiência cardíaca. Pouco tempo depois, no dia 19, ele fez uma cirurgia em que foi constatada a necessidade de um transplante. O veterano foi incluído na lista de espera do SUS e teve prioridade por causa de seu quadro grave.  

No último domingo (27), o comunicador foi transplantado com sucesso, como informou o boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele está na UTI para fase de recuperação e adaptação ao novo coração.