AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / MÃE E FILHA

Atriz de 'Amor Perfeito' lamenta diagnóstico de demência da mãe: "Dói"

Maria Gal, atriz de 'Amor Perfeito', desabafou sobre o quadro de saúde da mãe

Redação Publicado em 03/07/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Amor Perfeito' é a novela das seis da TV Globo - Foto: TV Globo e Arquivo Pessoal
'Amor Perfeito' é a novela das seis da TV Globo - Foto: TV Globo e Arquivo Pessoal

No ar como Neiva em 'Amor Perfeito', Maria Gal tem passado por tempos difíceis em sua vida pessoal. Em entrevista, a atriz lamentou o diagnóstico de demência vascular da mãe, Clarice Quaresma, aos 90 anos. "Dói muito", confessou.

Gal foi entrevistada pelo portal Gshow, e abriu o coração ao falar sobre o quadro de saúde sensível da mãe. Ela contou que a descoberta da doença veio após muitas consultas com especialistas: “Estamos numa fase mais calma. Soube há dois anos, não tinha ideia do que era".

Ela relembrou: "Ela teve pequenos AVCs (acidente vascular cerebral). Percebi no contato visual pelo vídeo uma certa ausência, que nunca fez parte da personalidade dela. Antes da pandemia, ela sempre foi muito ativa, tinha grupos de idosos, fazia aula de ginástica, tinha autonomia. Foi um baque grande”.

DIFICULDADES

“Teve uma fase difícil porque via a irritabilidade dela, a busca por médicos, entender o tipo de demência e qual remédio ia ajudá-la. Existem vários tipos de demência, a dela é de perda de memória recente. Até encontrar isso tudo, demorou um ano e meio. Passei por várias fases de choro, dói muito”, contou a artista.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a mãe de Maria Gal conta com o apoio de muitas pessoas. “Estamos no processo de mudança dela para o Rio. Hoje, tenho uma prima que dá suporte, além dos cuidadores e médico. Ela está com nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, uma pessoa que trabalha a cognição e faz aulas de pintura. São sete profissionais diariamente. Falo com minha mãe todos os dias, começa às 7h da manhã. É como se descobrisse outra mãe”, finalizou.

MÃE E INSPIRAÇÃO

Na novela das seis, Maria Gal vive uma mulher viúva, que atua como governanta na casa de Gilda (Mariana Ximenes). Neiva é mãe de duas meninas: Adélia (Malu Dimas) e a Tânia (Iza Moreira).

Como inspiração para interpretar uma mãe guerreira em 'Amor Perfeito', ela admite que pensou na própria progenitora: "A Neiva é uma mãezona, leoa que defende as filhas. Ela é inspirada na minha mãe que é uma mulher à frente do seu tempo, extremamente sábia. Me criou sozinha. Meu pai foi muito ausente, ele deu ajuda financeira, mas minha mãe foi mãe e pai ao mesmo tempo".