AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / 8 DE MARÇO

De automobilismo a medicina: Quais mulheres foram pioneiras e fizeram história?

O Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta quarta-feira (8); as primeiras mulheres em determinadas profissões abriram caminhos para outras

por Marcela Almeida

malmeida@caras.com.br

Publicado em 08/03/2023, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leticia Datena mostra o poder das mulheres no esporte - Foto: Vitor Eleutério
Leticia Datena mostra o poder das mulheres no esporte - Foto: Vitor Eleutério

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta quarta-feira (8). A data surgiu de movimentos operários famininos que protestavam contra jornadas abusivas e desigualdades políticas e econômicas. Profissões de prestígio, à época, eram muito menos associadas a nomes femininos do que são atualmente. Elizabeth Blackwell foi a primeira médica dos Estados Unidos. Leticia Datena foi a primeira da maior categoria do automobilismo brasileiro a ficar tanto tempo como apresentadora.

Elizabeth Blackwell foi considerada a primeira mulher a receber um diploma de medicina nos Estados Unidos, além de estar nos registros médicos do Reino Unido. Ela nasceu na Inglaterra em 1821 e se mudou para os EUA quando ainda era criança. Blackwell enfrentou dificuldades financeiras em sua família antes de conseguir finalizar seus estudos.

Ao longo de três anos, Leticia Datena vem mostrando o poder feminino no esporte.  Ela é a primeira mulher na história da maior categoria do automobilismo brasileiro, a ficar tanto tempo como apresentadora. 

Além disso, foi a primeira apresentadora brasileira a conduzir transmissões oficiais do WRC, o Campeonato Mundial de Rally. Recentemente, Letícia foi a única representante da imprensa a participar, in loco, da cobertura do Rally Dakar 2023, que aconteceu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 na Arábia Saudita. Ela renovou com a Stock Car e já se prepara para a primeira corrida daqui a um mês, iniciando a nova temporada.

Marie Curie foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, o de Física em 1903. Ela nasceu em 1867 e foi uma cientista polonesa. Marie descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, com Pierre Curie. Ela também foi a única mulher a acumular o prêmio duas vezes quando recebeu o de Química, em 1911.

PIONEIRA COMO PRIMEIRA-MINISTRA

Margaret Thatcher foi a pioneira como primeira-ministra do Reino Unido. Além de ser a mais longeva ocupante do cargo desde 1827, e a única que venceu três eleições no século 20. Durante seus 11 anos de governo, entre 1979 e 1990, seu forte estilo de liderar lhe rendeu o apelido de "Dama de Ferro".

A mudança mais marcante do período foi a migração do Reino Unido de uma economia estatista para uma economia liberal. Nos primeiros anos, suas políticas levaram a uma crise econômica, com quase 20% de inflação e 3,3 milhões de desempregados, mas até sua renúncia, em 1990, os índices já haviam melhorado.

Margaret Thatcher
Margaret Thautcher foi pioneira como primeira-ministra na Europa (Foto: Jockel Fink/AP)

PRIMEIRA ADVOGADA

Embora não tenha estudado Direito na Universidade, somente no escritório de seu irmão, Arabella Mansfield foi a primeira mulher a passar na prova e entrar na Ordem dos Advogados em Iowa, em 1869. Entretanto, no mesmo ano, Ada H. Kepley foi a primeira mulher no país a receber um diploma da área. Em janeiro, a Ordem dos Advogados do Brasil proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada.

PRIMEIRA ASTRONAUTA 

Junho de 1963 é um dia que ficou marcado na história: a russa oriunda de família operária Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço – e até hoje é a única a ter feito um voo solo para fora da Terra, entre as 59 que saíram do planeta. Desde então, tornou-se figura política, primeiro na União Soviética e atualmente na Rússia. Hoje, ela é deputada. Ela foi admitida como astronauta no ano de 1962, com mais quatro mulheres.

PRIMEIRA NEGRA A IR AO ESPAÇO

Mae C. Jemison se formou em Engenharia Química na Universidade Stanford e, depois, em Medicina na Universidade Cornell. Ela nasceu em 1956, e na época a NASA não permitia que mulheres fossem astronautas. Mas em 1987 Mae conseguiu entrar para a NASA e, cinco anos depois, se tornou a primeira mulher negra a ir ao espaço.