AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Desabafo

Fábio Turci emociona público ao relatar casos de racismo sofrido por cinegrafista da Globo

O âncora do SP1 desabafou sobre algumas situações vividas pelo colega de trabalho

Da Redação Publicado em 14/01/2021, às 18h19 - Atualizado às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fábio Turci falou sobre os casos de racismo vivido por colega da Globo - Reprodução/ TV Globo
Fábio Turci falou sobre os casos de racismo vivido por colega da Globo - Reprodução/ TV Globo

Fábio Turci, apresentador do SP1, da TV Globo, emocionou os telespectadores durante o telejornal desta quinta-feira (14). 

É que após uma reportagem que relatava um caso de racismo em Santos, litoral de São Paulo, o âncora resolveu desabafar sobre situação semelhante vivida pelo colega de trabalho e cinegrafista Itamar.  

"Vou contar uma história para vocês. Um amigo meu — que está aqui no estúdio, é um dos operadores de câmera do 'SP1', o Itamar — um dia foi parado pela polícia porque estava dirigindo um carro bacana, da família dele. E o policial com a arma na mão perguntou o que ele estava fazendo no carro", relatou o jornalista.

 "O mesmo Itamar um dia foi perseguido por seguranças de um shopping center, inclusive viu um deles chamando reforço. Ele tinha ido sacar dinheiro no shopping center. Essas coisas acontecem, nem sempre tão claramente, com alguém dizendo o porquê elas estão acontecendo, mas acontecem. A gente que é branco não sabe, porque não acontece com a gente", falou Turci.

O âncora ainda fez convidou o público a uma reflexão sobre o assunto: "Nosso papel é informar, estamos levando informação a você. E o que você faz com essa informação, você se conforma? Tá tudo certo assim? Ou você acha que isso não está certo, não está justo, e você acorda e tenta fazer alguma coisa?".

Por fim, ele acenou para Itamar, que há quase 20 anos trabalha na Globo. "Eu contei duas histórias. O Itamar me contou muitas outras", concluiu o jornalista. 

RACISMO
O SP1 desta quarta-feira (14) mostrou o racismo sofrido por um Lucas Costa de Araújo, um operador de loja de Santos, litoral de São Paulo.

O homem foi enquadrado por um policial, que o questionou: "Por que você tá revoltado aí?". O rapaz respondeu: "Porque é o quarto 'enquadro' que eu levo esse ano". 

"F*da-se, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes, você tá escutando?", disparou o policial.