AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Eleições

Fátima Bernardes posta vídeos falando sobre a importância das eleições

Fátima Bernardes usou seu perfil no Instagram para conscientizar os eleitores sobre a data

Da Redação Publicado em 28/09/2022, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fátima Bernardes buscou conscientizar seus seguidores sobre as eleições - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes buscou conscientizar seus seguidores sobre as eleições - Reprodução/TV Globo

Fátima Bernardespublicou dois vídeos em seu Instagram falando sobre a importância das eleições, explicando um pouco mais sobre o processo eleitoral e a função de alguns políticos eleitos.

No primeiro deles, publicado na última terça-feira (27), a apresentadora falou sobre o voto secreto e diversos temas abordados nas eleições de 2022, como a confiabilidade da urna eletrônica e a desinformação.

“Faltam cinco dias para a eleição, e eu quero dizer pra você: não deixe de votar. O seu voto é muito importante. Cada voto importa. Ainda hoje tem muita gente que se sente pressionada, ameaçada na hora de votar. Mas não se esqueça: na solidão das urnas eletrônicas, que são completamente seguras, é só você e a sua consciência”, iniciou a jornalista.

“E não adianta só decidir em quem você vai votar para presidente ou para governador. Você já escolheu os seus candidatos a deputado federal, deputado estadual e senador? Ainda dá tempo de pesquisar e escolher pessoas que tenham a ver com as causas em que você acredita”, aconselhou.

“Não vote de qualquer jeito. Aproveite esse tempo que a gente tem até domingo para pesquisar em sites sérios, e não no WhatsApp. Pesquisar na imprensa o que saiu sobre essas pessoas, o que que não saiu, quem são elas, o que que elas desejam pro nosso país, para o nosso futuro, e aí sim você vai depositar aquele voto na urna com confiança e ajudar a construir um país melhor”, finalizou.

SEGUNDO VÍDEO

O segundo vídeo foi publicado um dia depois, nesta quarta-feira (28), em decorrência de algumas dúvidas que surgiram entre os seguidores de Fátima após a publicação do primeiro.

Nele, a apresentadora explicou um pouco sobre como funciona o sistema eleitoral e quais são as funções exercidas por deputados federais e estaduais.

“Depois da postagem de ontem, surgiram algumas dúvidas interessantes e eu até recebi mensagens de pessoas conhecidas dizendo que votariam no Túlio. Isso me deixou muito feliz, ele está concorrendo à reeleição pela Rede como deputado federal”, começou, referindo-se ao namorado Túlio Gadêlha.

“[O Túlio] fez um mandato importante, sério, mas quem não mora em Pernambuco não pode votar nele. Eu não posso votar nele, porque meu título de eleitor é do Rio [de Janeiro] ”, seguiu e, em seguida, explicou melhor como funciona a eleição de deputados federais.

“Mas Fátima, ele não trabalha em Brasília, fazendo e votando leis para todo o Brasil? Exatamente. Essa é a função do deputado federal, [mas] essa vaga precisa ser conquistada com os eleitores do estado do candidato, no caso do Túlio, Pernambuco. Ou seja, você precisa escolher alguém entre os candidatos do seu estado”, disse, esclarecendo ainda a atuação deles depois de eleitos.

“Para deputado estadual é a mesma coisa. A diferença é que esses deputados vão trabalhar nas assembleias legislativas, elaborando leis que serão aplicadas apenas naquele estado, sem abrangência nacional”, informou Bernades.

No final, a apresentadora voltou a pedir que seus seguidores pesquisem os candidatos nos quais votarão e ofereceu seu apoio: “Continue pesquisando, tirando dúvidas, ainda dá tempo se eu puder ajudar eu estou por aqui”.