AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / EITA

Fátima Bernardes sobre fobia de avião: "Mudo a respiração, fico agoniada"

Fátima Bernardes falou sobre o medo durante bate-papo com Rafael Portugal

Rafael Portugal recebeu a jornalista em seu programa. - Multishow
Rafael Portugal recebeu a jornalista em seu programa. - Multishow

Fátima Bernardes foi a convidada do 'Portugal Show', do Multishow, da última segunda-feira (23). Entre os muitos assuntos abordados durante a conversa com Rafael Portugal, a comunicadora voltou a comentar sobre sua sua relação com viagens de avião.

Questionada pelo apresentador da atração sobre o suposto medo, ela reforçou: "Tenho fobia, pânico mesmo. Eu mudo a respiração, fico agoniada". A situação é tão extrema que, em algumas oportunidades, a jornalista opta por ingerir remédios para controlar o sentimento durante as viagens.

Fátima ainda brincou sobre sua relação com a tripulação das aeronaves, arrancando risadas do comediante e da plateia do programa: "A aeromoça deve me olhar e pensar: 'essa vai dar trabalho nesse voo'. Eu observo tanto que às vezes eu quero orientar o piloto".

EPISÓDIO TRAUMÁTICO

A ex-âncora do Jornal Nacional relembrou um dos episódios vividos nos ares. Na ocasião, o voo de Recife para o Rio de Janeiro em que ela estava precisou arremeter e pousar em outro destino: "Eu falava pra aeromoça: 'fala pra ele logo que não vai pousar, vai ficar rodando", relembrou.

Fátima Bernardes até tentou aconselhar o piloto: "Manda ele logo pra Minas, vamos descer logo em BH, São Paulo também não vai dar'. Daqui a pouco, aí ele: 'vamos descer em Belo Horizonte'. Falei: 'se tivesse me avisado, a gente já tava lá. E a gente gastando esse combustível lá em cima'", contou.

TRATAMENTO PROFISSIONAL

A jornalista conta com ajuda de profissionais para superar a fobia: "Eu faço acompanhamento, faço terapia para voar. Já fiz cognitiva-comportamental, a terapeuta viajou comigo para São Paulo para ver como era".

No entanto, até mesmo uma experiência com realidade virtual faz com que o sentimento surja: "Já mudo minha respiração e batimento só de ver que estou entrando no aeroporto. Faço muita coisa.  Foi quando meus filhos nasceram que piorei. Eles estão com 25 e eu ainda estou assim", finalizou.