AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / SAÚDE E BEM-ESTAR

Isabella Santoni sobre endometriose: "Se tem dor, vá ao médico"

Isabella Santoni compartilha sua descoberta da endometriose, destacando a importância do autocuidado, da escuta do corpo e da busca por ajuda médica

Isabella Santoni - Foto: Reprodução/Instagram
Isabella Santoni - Foto: Reprodução/Instagram

Isabella Santoni passou por uma jornada de descoberta da endometriose, uma condição que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. Em relato ao UOL, ela compartilhou como enfrentou desafios significativos ao longo desse processo de autodescoberta e busca por saúde.

Ela não estava ciente de que o DIU de cobre poderia desencadear uma resposta inflamatória em seu corpo, resultando em dores intensas que se agravaram com o tempo. Embora buscasse alívio com analgésicos, a verdadeira causa, a endometriose, não foi diagnosticada inicialmente.

Anos depois, durante um período de baixa imunidade, Isabella começou a experimentar sintomas preocupantes, como fadiga extrema e diarreia. Apesar dos testes de covid-19 negativos, sua saúde continuava instável, levando-a a recorrer a corticoides sem melhorias significativas.

A situação tornou-se mais alarmante quando Isabella desenvolveu um gânglio no pescoço e passou por ressonância. Foi então que um médico considerou a possibilidade de endometriose, uma condição não anteriormente considerada.

Endometriose: o que é e quais são os sintomas?

Jornada contra a endometriose

O diagnóstico oficial veio em 2021, após uma série de sintomas persistentes e desconforto significativo. Isabella enfrentou a incerteza e desinformação, especialmente na internet, que muitas vezes retrata a endometriose de maneira assustadora e limitadora.

"Foi um baque. Eu não estava esperando que fosse uma doença e fiquei bastante insegura. Nesse momento, eu só chorava e perguntava aos médicos o que deveria fazer. É uma doença muito incerta e o único remédio é acompanhar", disse ela.

A experiência de Isabella destaca a importância de ouvir os sinais do corpo e buscar ajuda médica quando necessário. Ela também enfatiza a necessidade de respeitar os limites do corpo, cuidar da saúde e estar atenta aos sinais de alerta.

Atualmente, Isabella segue um regime de autocuidado que inclui fisioterapia pélvica e acupuntura, além de uma dieta rigorosa. Sua jornada é um lembrete poderoso de que a dor é um alerta e ignorá-la pode levar a consequências sérias.

"A dieta é rigorosa: não posso comer glúten, industrializados, chocolate, cafeína, carne vermelha... Essa foi uma das notícias mais tristes para mim, que adoro comer. Mas estou aprendendo a lidar com meu corpo, mesmo que escorregue às vezes. Se tem dor, vá ao médico", acrescenta.

A mensagem que Isabella Santoni deseja compartilhar é clara: se você sente dor, não hesite em procurar um médico. O autocuidado e a escuta atenta do corpo são fundamentais para uma vida saudável e equilibrada.

Leia também

Pergunte ao especialista: será cólica menstrual ou endometriose?

Diagnóstico precoce facilita tratamento da endometriose

Endometriose: ''Não tinha vida social'', diz mulher sobre impacto da doença