AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / CIRURGIA

Magali, filha de Maurício de Sousa, passa por cirurgia de emergência; saiba motivo

Magali Spada, filha de Maurício de Sousa, está tratando uma insuficiência cardíaca

Redação Publicado em 19/09/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Magali Spada é a inspiração de Maurício De Souza para uma das protagonistas da 'Turma da Mônica' - Reprodução / Instagram
Magali Spada é a inspiração de Maurício De Souza para uma das protagonistas da 'Turma da Mônica' - Reprodução / Instagram

Magali Spada, filha de Maurício de Sousa, passou por uma cirurgia de emergência na última semana. A herdeira do cartunista foi internada na última terça-feira (12) para realizar um procedimento para tratar uma insuficiência cardíaca. A seguir, saiba mais detalhes de seu quadro de saúde.

A notícia de que a inspiração para a personagem da 'Turma da Mônica' havia sido internada foi divulgada pela assessoria da Maurício de Sousa Produções. Em nota enviada à imprensa, a empresa afirmou: "Magali Spada deu entrada em um Hospital, em São Paulo (SP) para realização de uma cirurgia. O procedimento para tratamento de uma insuficiência cardíaca foi realizado com sucesso. Com todo o acompanhamento médico necessário, ela está se recuperando bem".

Em seu Instagram pessoal, Magali também deu atualizações após a operação cardiológica. Em um clique na maca do hospital, ela escreveu: "Com o coração mais feliz do mundo".

Confira a publicação de Magali Spada:

O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Dr. Edmo Atique Gabriel, especialista em cardiologia, respondeu os principais questionamentos sobre esta doença para a AnaMaria Digital. Segundo o cirurgião, a insuficiência cardíaca pode ser definida como um conjunto de sinais que resultam na falência no funcionamento do coração. Esta falha tem chances de acontecer por diversos motivos, e pode ser prejudicial para o funcionamento de outros órgãos.

A insuficiência cardíaca pode ser desencadeada por outros problemas no coração. O especialista cita alguns deles: "Hipertensão arterial e diabetes mal controlados, arritmias cardíacas recorrentes".

Além destas condições, ele indica que pacientes com histórico familiar de infartos, doenças genéticas ou que tem mais de 60 anos são propensos a terem tal doença. Pessoas que foram submetidas a infecções ou inflamações - como COVID-19, doença de chagas e infecções virais ou bacterianas - podem ser acometidos pela insuficiência cardíaca.

DIAGNÓSTICO

Segundo Atique Gabriel, a doença pode ser descoberta de duas formas: "Pelo exame clínico, no qual o cardiologista observa os sinais que o corpo dá indicando falência do coração - como inchaço no corpo, distensão abdominal, sopros ou arritmia no coração - e o diagnóstico, feito por exames de imagem".  

COMO ME PREVENIR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

A dica principal do profissional da saúde é refrear os fatores de risco já existentes no paciente. Ele pontua hábitos interessantes a se cultivar: "Controlar diabetes, hipertensão, tratar corretamente as arritmias, mudar a estilo de vida, fazer atividade física e alimentação balanceada".

Sem contar os cuidados básicos, é muito importante procurar por um cardiologista e fazer check ups periódicos: de preferência, a cada seis meses. O profissional orienta: "Quando não se faz esse acompanhamento periódico, há um risco de realmente se perder o acompanhamento. Com isso, não se ter a dose adequada do remédio, ou não se fazer o exame necessário para fazer algum ajuste da medicação".