AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / CONFIRA!

Marcos Caruso celebra 50 anos de carreira; relembre papéis aclamados do ator

Marcos Caruso participou de 'Éramos Seis' (SBT, 1994), 'Avenida Brasil' (2012) e a versão mais recente da 'Escolinha do Professor Raimundo'

Alguns dos personagens icônicos do veterano. - Reprodução/TV Globo
Alguns dos personagens icônicos do veterano. - Reprodução/TV Globo

Marcos Caruso é um dos veteranos da TV brasileira. E o título em questão não se dá apenas pela idade do ator: além dos 72 anos de vida, acumula 50 anos de carreira. E é claro que a marca especial não poderia passar em branco, né?

Em entrevista à Quem, o contratado da TV Globo mostrou se divertir na profissão: "Aos 72 anos de idade, eu me sinto voltando a brincar de teatro na garagem com a roupa do avô e da avó". Neste período, ele foi o responsável por dar vida a papéis aclamadíssimos pela audiência.

O mais recente é Sérgio, de 'Elas por Elas', que chegou ao fim na última semana. Em entrevista à Quem, Carusofalou sobre a experiência de viver o vilão: "Ele é o protagonista da história dele. Cada personagem tem sua história [...] Foi uma novela muito, muito, muito feliz".

"É um prazer imenso fazer um personagem diferente de tudo aquilo que fiz e com consistência dramatúrgica", acrescenta. E para entrar no clima de personagens memoráveis do ator, AnaMaria resolveu relembrar alguns dos mais marcantes. 

Leleco - Avenida Brasil (2012)

Marcos Caruso torce para final feliz de Leleco e Muricy em 'Avenida Brasil'
Marcos Caruso como Leleco, em 'Avenida Brasil'. Foto: TV Globo

Para começar, nada melhor do que a irreverência de Leleco. O pai de Tufão (Murilo Benício) conquistou grande parte da audiência de 'Avenida Brasil', em 2012, com seu jeito malandro, ao melhor estilo "vovó garoto". A descrição do papel resume bem: "Contenta-se com uma geladeira cheia de cerveja".

Além do protagonista, o personagem de Marcos Caruso é pai de Ivana (Letícia Isnard). O autêntico boêmio do subúrbio do Rio abriu mão do casamento com Muricy (Eliane Giardini) para viver um romance com Tessália (Débora Nascimento), mas ele volta para a ex-esposa ao longo da trama.

Seu Peru - 'Escolinha do Professor Raimundo'

Veja vídeo de Marcos Caruso falando sobre substituir Orlando Drummond na  nova 'Escolinha' e a emoção do elenco - TV e Lazer - Extra Online
Caruso e Orlando Drummond se encontraram em episódio em homenagem ao veterano. Foto: TV Globo

Caruso também foi o responsável por viver o icônico Seu Peru, na versão mais recente da 'Escolinha do Professor Raimundo'. Na versão original, o papel foi de Orlando Drummond, que faleceu em 2021, aos 101 anos. Os dois se encontraram em 2019, em uma homenagem ao ator e dublador.

Em entrevista à Folha, Marcos falou sobre o episódio: “Só quem viveu naquele instante vai saber o que nós sentimos. Jamais imaginaria que ele pudesse estar presente nessa gravação [...] Todos estavam com lágrimas nos olhos porque estavam percebendo a minha emoção e eu recebendo a emoção do Orlando e dos colegas. Isso é um momento para ficar marcado na história profissional da minha vida.”  

Tião - 'Pantanal' (1990)

Pantanal: confira o elenco de 2022 e de 1990
O ator viveu Tião na primeira versão de 'Pantanal'. Foto: TV Manchete e TV Globo

Também coube a Caruso interpretar Tião, na versão original de 'Pantanal', exibida em 1990 na TV Manchete. O personagem era um dos homens de confiança de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes). À época das gravações, tinha 40 anos de idade. 

No remake da TV Globo, de 2022, o papel ficou com Fábio Neppo.

'Éramos Seis' (1994 e 2020)

Foto posada dos atores Marcos Caruso e Eduardo Sterblitch caracterzados como personagens da novela Éramos Seis, da Globo
Caruso fez participação especial no remake de 'Éramos Seis', em 2020. Na versão original, interpretou Virgulino. Foto: TV Globo

O ator, de 72 anos, também participou de outra novela que ganhou remake: 'Éramos Seis'. Só que desta vez, fez parte das duas versões.Em 1994, na exibição original, do SBT, Caruso viveu Virgulino D' Angelo. Na versão de 2020, já na TV Globo, o papel ficou com Kiko Mascarenhas.

Enquanto isso, ele voltou à trama apenas para uma participação especial. Ele deu vida ao prefeito fictício de Itapetininga, cidade em que mora Olga (Maria Eduarda de Carvalho) e Zeca (Eduardo Sterblich). O personagem de Marcos surge para condecorar o caipira pelo desempenho na Revolução de 1932.

"Éramos Seis foi uma novela caprichadíssima que fiz há mais de 20 anos. Uma boa história, um elenco primoroso. Quando me chamaram para estar participação, logo disse: 'Tô dentro'", disse à Quem, na época do remake.